sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Advogada vence concurso "O Chef é Você", promovido pelo Boi e Brasa‏

Ela não estudou gastronomia, nem fez nenhum curso técnico na área. Mas, os hábitos de brincar de cozinha em sua infância e adolescência trouxeram para a advogada Raquel Ribeiro Queiroz Cardoso, 47 anos, boas experiências e conhecimento nos sabores da arte de cozinhar. Raquel Cardoso, mãe de três filhos, foi a vencedora da promoção da Fanpage “O Chefe é você”, da churrascaria Boi & Brasa, unidade do Pina.
Com a receita “Filé ao Molho de Mostarda”, a advogada ganhou uma premiação tripla: além do prato ser incorporado ao cardápio fixo do bufê, Raquel recebeu um ano de rodízio grátis e mais um final de semana em um resort na praia de Muro Alto, litoral sul do Estado.  
“Minha filha Alessandra foi quem me incentivou a participar. Entrei por brincadeira, mas aprecio criar receitas diferentes, e, de certa forma é uma maneira divertida e um excelente elixir para combater o estresse do dia a dia”, revela a advogada. 
Ao pensar na receita, Raquel Cardoso lembrou primeiramente do sabor, desde sua infância, que a mostarda sempre trouxe aos pratos. Depois, veio a beleza, pois segundo ela o prato tem que ser bonito antes de ser gostoso. “Nossos olhos nos atraem tanto que a beleza somada ao sabor é uma operação cujo resultado sempre é positivo”, declara. “Sem dúvida, não sei o que não fica bom com o toque de mostarda. É indispensável nas saladas, quando misturada ao mel e nos filés ao acrescentarmos o seu caldo durante o cozimento”, ensina. 
Além dos dotes de “cozinheira” Raquel tem outro hobby: gostar de correr, o que pratica duas vezes por semana no calçadão da avenida Boa Viagem com um grupo organizado, intitulado Emanuel Vida. “ Já participei de várias corridas e em duas oportunidades conseguir completar meia maratona, que são 21 quilômetros”, comemora. 
O Chefe é Você
Com o objetivo de estimular novos talentos na gastronomia local, a churrascaria Boi e Brasa Ongaratto promoveu o concurso O Chefe é Você, através de sua página no Facebook. Durante a etapa inicial do concurso, os seguidores da página enviaram receitas de sua autoria, e destas, apenas três foram escolhidas para participar da segunda fase. As finalistas foram Raquel Cardoso, com o Filé ao molho de mostarda; Bianca Veloso, com o Frango ao molho de milho verde; e Marina Vasconcelos, com a Salada de Abacate e cebola roxa.
As receitas ficaram expostas durante uma semana no espaço do bufê, disponíveis para a degustação dos clientes da casa, que elegeram ao final do período a receita premiada. O prato escolhido será servido durante um ano no bufê da casa, e garantirá à vencedora um ano de rodízio gratuito, além de um final de semana em um resort em Muro Alto.