quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura do Ipojuca reforça assistência médica e odontológica nos engenhos

 A partir deste mês de julho, as comunidades rurais do Município do Ipojuca passam a contar  com reforço nas ações de saúde. A cada semana, a unidade móvel  e uma equipe multidisciplinar  de saúde da Prefeitura visitam um engenho, realizando vacinação, exames de prevenção de câncer de colo de útero, aferição de pressão, medição de glicose, consulta médica e odontológica. Os moradores também recebem orientação sobre doenças como câncer de mama, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis e a importância do uso do preservativo.
            Nessa quarta-feira (10), a equipe esteve no Engenho Boacica. A dona de casa, Marivânia Maria dos Santos, 30 anos, levou o filho, Rodolfo, de 1 ano e três meses para vacinar e consultar o médico. “Fica bem mais fácil quando o médico vem até o nosso engenho. Meu filho está com diarreia e o agente de saúde me orientou a levar ele para o posto, mas fica difícil me deslocar até lá”, explica. Outra moradora da localidade, Marinalva Maria, 39 anos, foi com a mãe e o neto para a ação e aprovou a iniciativa. “O melhor daqui é que podemos resolver tudo no mesmo lugar. Trouxe meu neto para o dentista e minha mãe para a consulta médica. Aproveitei a oportunidade para colocar minhas vacinas em dia e já me informei sobre como fazer a mamografia”, comemora.
            A secretária de saúde, Zelma Pessoa, explica que esta ação será sistemática e que a unidade móvel visitará todos os Engenhos que não possuem posto de saúde com médico e dentista permanentes. “Como Ipojuca é um município com uma extensa área rural, não podemos centralizar o atendimento médico e odontológico nas áreas urbanas. É necessário levar os profissionais as localidades mais distantes, garantindo orientação e assistência para todos”, completa. 
Secretaria de Comunicação de Ipojuca