segunda-feira, 8 de julho de 2013

Navio Escola Brasil aporta no Recife

O Navio-Escola “BRASIL” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra.

O Navio é dotado de equipamentos modernos, a maioria dos quais oriundos de projetos e desenvolvimentos autóctones, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais contratadas, destacando-se o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), importante recurso utilizado na disciplina de Operações Navais para o aprendizado dos Guardas-Marinha, o Terminal Tático Inteligente (TTI) e o Sistema de Controle de Avarias (SISCAV).

O atual Comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra RENATO GARCIA ARRUDA, que assumiu o cargo em 18 de janeiro de 2013. A tripulação é composta por 29 Oficiais, 204 Guardas-Marinha (138 do Corpo da Armada, 35 do Corpo de Fuzileiros Navais e 31 do Corpo de Intendentes da Marinha, oriundos da Escola Naval), 222 Praças e duas Servidoras Civis, além de um convidado do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira, dois da Marinha Mercante Nacional, um do Ministério das Relações Exteriores e seis de Marinhas amigas (Argentina, Chile, França, Peru, Portugal e Uruguai).

A partir de 2001, o navio passou a ter a capacidade de receber Oficiais do sexo feminino. Neste ano, pela primeira vez, o navio possui em sua tripulação 6 Sargentos mulheres e duas civis da Marinha.
Anualmente, realiza a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), com o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval durante o Ciclo Escolar, e de aprimorar as formações culturais dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil. Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como ocorre a importante fase de adaptação dos Guardas-Marinha na vida de bordo.

A XXVII VIGM-2013 será realizada no período de 05 de julho a 21 de dezembro de 2013 e, em seu roteiro, estão previstos 22 portos em 18 países.

Ao término da VIGM, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o país, de acordo com cada Corpo e Habilitação. Os pertencentes ao Corpo da Armada embarcarão nos navios da Marinha, os pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais serão designados para as diversas Unidades e Subunidades operativas e os pertencentes ao Corpo de Intendentes da Marinha poderão servir a bordo dos navios ou em organizações em terra.

Capitania dos Portos de Pernambuco