quarta-feira, 10 de julho de 2013

Acidente em trecho de adutora no Cabo de Santo Agostinho prejudica abastecimento

O aumento do nível do Rio Gurjaú provocou o rompimento de uma adutora de 750 mm de diâmetro, pertencente ao Sistema Gurjaú, localizada na zona rural do Cabo de Santo Agostinho. Em virtude do acidente, as localidades de Jardim Guararapes, Sotave, Jardim do Náutico, Lagoa das Garças, Estrada da Batalha, Prazeres e Jardim Prazeres, todos em Jaboatão dos Guararapes , estão sem água. No Cabo de Santo Agostinho, os bairros de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha estão recebendo água com a vazão reduzida, podendo ocorrer falta de água nos pontos onde já  há uma dificuldade de distribuição.
O aumento do nível do rio provocou a desativação imediata da adutora, que teve 12 metros avariados pela força da água. Uma parte do duto desacoplou-se ao ser arrastado o terreno da margem, onde a tubulação passava enterrada. Como o tubo ficou exposto e sem qualquer sustentação, a estrutura cedeu.
Uma equipe de 20 profissionais da Compesa já participa dos serviços de reparo da adutora. Os técnicos da companhia estão trabalhando para refazer a estrutura da base da adutora e, posteriormente, recolocar a parte da tubulação que se soltou. Diante da complexidade dos serviços, a previsão inicial dos técnicos é que a distribuição de água nas áreas atingidas ocorra na próxima sexta-feira. 
Imprensa Compesa