terça-feira, 11 de junho de 2013

Sindicato dos Professores acusa Colégio São Luís de perseguir docentes

O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) está acusando o Colégio São Luís, localizado no Recife, de praticar ações antissindicais. De acordo com a acusação do grupo sindical, o estabelecimento educacional está impondo que os professores saiam da greve nesta terça-feira (11).
O departamento jurídico do Sinpro-PE já está ciente do caso. Segundo a advogada Mercia Carvalho, além anunciar o retorno das aulas antes do fim da paralisação, o São Luís mandou mensagens de texto para os educadores ordenando que eles voltassem para o trabalho, sob ameaça de demissão e descontos salariais. 
Ainda de acordo com a acusação, o Colégio informou aos pais dos alunos que as aulas serão realizadas normalmente.  “A prática de coação e violação ao direito de greve são claras. Ela fere o 5° artigo da constituição Federal, além do artigo 98 da OIT. A greve não foi considerada ilegal, ela obedece aos trâmites legais. Estamos ajuizando uma ação coletiva de danos morais contra a instituição”, disse Mércia, conforme informações da assessoria de comunicação do Sinpro-PE.
Para o coordenador do Sindicato dos Professores, Jackson Bezerra, com essa acusação, o São Luís está manchando sua história como promotor da educação em Pernambuco. “O Colégio São Luís, que tem mais 100 anos, está  assediando moralmente os professores. Em um único dia a instituição conseguiu desfazer todo seu legado histórico de construção da educação em Pernambuco. A prática que o São Luís estabelece é de perseguição aos professores, que tem o direito legítimo de participar do movimento grevista, por melhores condições de trabalho e valorização profissional”, falou Bezerra, também segundo a assessoria.
De acordo com a assessoria de comunicação do Colégio, não houve ameaça de demissão aos professores. O que ocorreu foi uma conversa, que, segundo a assessoria, o próprio Sindicato sabia da reunião. De fato os professores retornaram ao trabalho, mas, de acordo com o Colégio, por vontade própria. No site do São Luís, é possível visualizar um informe sobre o retorno das aulas.

Portal Leia Já