quarta-feira, 5 de junho de 2013

Presidente nacional do PSTU participa amanhã de debate no Recife

Amanhã (6) o presidente nacional do PSTU Zé Maria de Almeida estará no Recife para debater os 10 anos do PT no governo e quem de fato foi favorecido. Esta é uma atividade que ele está fazendo a nível nacional. Além de Zé Maria, Jair Pedro, presidente da regional Recife e Simone Fontana, militante do PSTU e coordenadora geral do sindicato dos professores de Recife serão os debatedores. O evento acontecerá no dia 06 de junho às 19h na sede do SINDPD/PE  (Sindicato dos Trabalhadores no Processamento de Dados), localizado na Rua Bispo Cardoso Ayres, Nº 111, no bairro da Boa Vista.
“Aquele país que produzia miseráveis ficou para trás”. Essa frase foi dita pela presidente Dilma Roussef (PT) no seminário "O Decênio que mudou o Brasil", que comemorou os 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no governo federal, em abril. Porém, qualquer brasileiro que sai de casa vê que a miséria ainda assola o país.
É o Brasil quem está atrás nos rankings mundiais como saneamento básico, educação e distribuição de renda. Aliás, índices que expõe um pouco da origem da miséria: O Brasil é o sexto lugar em produção de riquezas e 85º na distribuição de renda (segundo o IDH). Na televisão, o governo federal faz uma campanha comemorativa que enaltece o PT e seu trabalho nos últimos 10 anos. Após esse decênio com o PT no governo federal, o PSTU faz uma pergunta: Se o país realmente melhorou, para quem a estrela brilhou?
Só em 2012, o Governo Dilma transferiu um pouco mais R$ 18 bilhões para as famílias em condição de pobreza ou extrema pobreza, através do Benefício Bolsa Família. Esse número parece surpreender a todos. Entretanto, isso corresponde a apenas 2,4% dos 753 bilhões que foram transferidos diretamente para o sistema financeiro (bancos e especuladores). Tudo para pagar as dívidas externa e interna. Para o PSTU as coisas continuam como antigamente, como na época do PSDB. “Pouco, ou melhor, quase nada para os pobres e muito para os ricos. Essa é a verdadeira face do governo petista”, declara Jair Pedro, presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) da regional Recife.
O governo do PT teve início em 2003 com Lula e desde então promete o fim da miséria, valorização da saúde e investimentos em educação. E tudo isso com muita transparência e debate, como afirmou para a Folha em outubro de 2002: "O novo modelo não poderá ser produto de decisões unilaterais do governo, tal como ocorre hoje, nem será implantado por decreto, de modo voluntarista. Será fruto de uma ampla negociação nacional, que deve conduzir a uma autêntica aliança pelo país, a um novo contrato social, capaz de assegurar o crescimento com estabilidade".
Infelizmente, o que foi visto na realidade foi outra coisa. “A ampla negociação do governo petista se transformou em repressão aos movimentos sociais. O funcionalismo público vivenciou essa repressão com corte nos pontos dos grevistas. Professores, servidores e estudantes das IES federais no ano passado sofreram com o fechamento da mesa de negociação sem atender as reivindicações do setor”, afirma Jair.
As estatísticas apresentadas pelo PT são discutíveis em todos os seus pontos. Diminuir o critério para uma família ser considerada classe média foi o que fez "aumentar" o número de famílias de classe média no país de forma expressiva. Considerar que uma família que tenha renda per capta de R$70,00 por mês não está na linha da miséria também ajuda a tirar milhares de brasileiros da miséria. Nas estatísticas. Na propaganda de televisão. Onde não aparecem as filas no SUS, a violência e falta de professores nas escolas, a violência crescente às mulheres, as desocupações para a COPA ou o famoso escândalo do mensalão.
É por isso que o Partido dos Trabalhadores Unificado (PSTU) convida a todos para o debate: "10 anos do PT no governo: Para quem a estrela brilhou?". O objetivo da atividade é dialogar com os trabalhadores sobre a cartilha lançada no início do ano pelo PT em comemoração aos 10 anos no poder. 
PSTU/PE