terça-feira, 18 de junho de 2013

Organizador do protesto no Recife afirma: "Nosso movimento é pacífico"

Quem afirmou foi o estudante de Direito, Pedro Josephi, de 23 anos, integrante do DCE/Unicap. De fato, uma manifestação ocorrida na noite desta segunda-feira no bairro do Derby (foto), foi pacífico e sem graves incidentes. Em uma rápida entrevista, conversamos com o estudante, que integra a equipe de organização do movimento.

Como o movimento está vendo a imagem de "arruaceiros" e "vândalos" ?

Isso é lamentável, mas é uma estratégia política para confundir o povo e afastá-lo dos movimentos sociais.

Quais são as principais reivindicações do movimento?

Não temos apenas como mote a redução do preço das passagens, pois não estamos nos manifestando apenas por 10 ou 20 centavos. O que queremos também é a qualidade do transporte público, licitação para empresas de ônibus, protestar contra o repasse de dinheiro público da saúde e da educação para as Copas (Confederações e Mundial 2014), somos contra a PEC 37 (que tira do Ministério Pùblico o poder de investigação criminal), além do combate à corrupção através da fiscalização popular e do Passe Livre para estudantes e trabalhadores desempregados.

Qual sua opinião sobre a presença de partidos políticos no movimento?

Os partidos políticos são bem vindos, inclusive porque alguns deles têm um histórico de militância, mas deixamos claro que o movimento é suprapartidário, pois lutamos por democracia e liberdade.

E a questão do vinagre e de se enrolar com a Bandeira Brasileira para evitar agressões, o que é mito e o que é verdade?

O vinagre não é para atacar ninguém, mas apenas para borrifar nos olhos de quem for atacado com spray de pimenta. Quanto a se enrolar na bandeira isso não existe. Uma prova disso é que em outras capitais, pessoas com a bandeira foram agredidas, e de acordo com a legislação, usar a bandeira como manto é errado.

Alguma entidade de advogados vai estar presente no movimento?

A Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai estar pessoalmente conosco na passeata e vão defender quem for preso injustamente.

Que recomendação você faz para quem for à passeata?

A fundamental é ir com roupas longas para proteger o corpo todo e ir de tênis porque a caminhada será longa.

Serviço

Manifestação Popular

Data: 20.06.2013
Hora: 16h (concentração)
Local: Praça do Derby

Entrevista exclusiva para este blog