sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ônibus elétrico é testado no Recife

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) investem em projeto de energia limpa e apresentam um ônibus elétrico híbrido, desenvolvido pela indústria brasileira, para ser utilizado como experiência piloto na programação do mês do meio ambiente
O evento de lançamento aconteceu ontem (13), na sede da PCR, com a presença do prefeito Geraldo Julio e do secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier. Participam, ainda, representantes das empresas parceiras – Baterias Mouras (fabricante do banco de baterias tracionárias), Mercedes (fabricante do motor gerador veicular), Weg (fabricante do motor elétrico) e Electra (desenvolvedora da tecnologia híbrida série).
Durante este mês o veículo fará atendimento especial ao público da Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23. Nos demais dias percorrerá linhas de circulação tradicional do Recife, fazendo trajeto da Zona Sul a Zona Norte da cidade. O objetivo é fazer um teste real sobre as possibilidades da nova tecnologia de baixa emissão de carbono. O veículo, equipado com ar condicionado, tem capacidade para 28 passageiros sentados. A iniciativa faz parte do programa de mobilidade sustentável de Pernambuco que a Semas vem desenvolvendo em parceria com a secretaria das Cidades, secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos e Prefeitura da Cidade do Recife.
Para o secretário Sérgio Xavier, as doenças provocadas pela poluição do ar nas grandes cidades e as catástrofes naturais, cada vez mais frequentes com as mudanças climáticas, mostram a necessidade de uma política verdadeiramente focada na redução das emissões poluentes. “Por isso é que apresentamos essa iniciativa visando melhorar a qualidade de vida da população e tornar as nossas cidades exemplo de mobilidade aliada à sustentabilidade”, ressalta Xavier.
Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco