quarta-feira, 26 de junho de 2013

Novo Sistema de Monitoramento contará com computador de bordo em todos os veículos

O edital de licitação do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 14. O processo licitatório é uma concorrência internacional, com valor estimado de R$ 53,7 milhões, a ser investido em cinco anos. A meta é finalizar a licitação em 90 dias.
Essa ferramenta, diferente da lançada no passado e que foi suspensa devido ao descumprimento do prazo por parte da empresa vencedora da licitação, é mais moderna e deixa de ser um sistema de gestão de frota para ser um sistema de gestão de operação de transporte.
Essa é a primeira licitação pública realizada com esta abrangência no Brasil. Com a nova ferramenta, as 26 mil viagens diárias realizadas na Região Metropolitana do Recife terão melhoras na eficiência da programação horária, na saída e no retorno aos terminais, além da efetiva regulação ao longo da viagem. Tudo será realizado em sintonia entre o motorista, o Centro de Controle na garagem das operadoras e o Centro de Monitoramento, localizado no Grande Recife Consórcio de Transporte.
Um importante diferencial da proposta de licitação atual é a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema. O equipamento permitirá que o motorista se cadastre dentro da garagem de sua empresa com informações como o número de ordem do ônibus, o número da linha, a matrícula do operador e o início da viagem. Essas informações serão repassadas para o Centro de Monitoramento da Operação, permitindo que os fiscais possam saber se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair, diretamente, na remuneração do operador.
Segundo o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, o Centro de Monitoramento vai aperfeiçoar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. “A partir do momento em que as informações chegam de forma mais rápida aos técnicos do Grande Recife, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo”.
Benefícios aos usuários - Com o novo sistema, os usuários que estiverem nas plataformas de embarque dos Terminais, receberão informações dos horários de partida dos coletivos por meio de painéis de LCD, já instalados nos TIs Tancredo Neves, Igarassu, Recife, Cajueiro Seco, Caxangá, Aeroporto, Pelópidas Silveira, Cabo de Santo Agostinho, Macaxeira, Cais de Santa Rita, Camaragibe e PE-15.
O usuário também poderá acessar um portal para consultar o serviço de itinerários das linhas. Para isso, bastará informar onde o passageiro está que o sistema informará a que distância o coletivo está dele. O usuário poderá obter as mesmas informações por meio de um aplicativo para smartphones, que será disponibilizado tanto no sistema IOS como no sistema Android.
Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Germano Guimarães, depois de conhecido o ganhador da licitação e realizada a assinatura do contrato, este terá um prazo máximo de cinco meses para instalar o sistema em 5% da frota. Após testado o sistema nessa primeira fase, será iniciado o processo de implantação de 7% do sistema da frota por mês até atingir os 100%. Tudo isso em um prazo de um ano e meio.
Segundo Germano, o edital exige que as empresas ganhadoras equipem o sistema com equipamentos como computadores de bordo e display para comunicação com os motoristas. Além disso, será instalado um software de planejamento e programação da operação no centro de Monitoramento da Operação, instalado na sede do Consórcio Grande Recife, que permitirá o monitoramento de toda a frota. O sistema adotado será o mesmo de grandes centros urbanos como Londres, Johanesburgo, Nova Iorque, Chicago, Montreal e Paris.
 Imprensa Grande Recife