quarta-feira, 5 de junho de 2013

Marinha convida para a Regata da Batalha Naval do Riachuelo

A Marinha do Brasil comemora no próximo dia 11 de junho, em todo o território nacional, o 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um dos mais importantes fatos da História do Brasil: o triunfo da Esquadra Brasileira na campanha da tríplice aliança, início da retomada da soberania brasileira sobre os estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sul, invadidos em 1864. Esta Batalha foi uma vitória decisiva das forças brasileiras, resultando não apenas na destruição do adversário como força de combate eficaz, mas, principalmente, assegurando a supremacia da Marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as forças navais brasileira e paraguaia.


Em Pernambuco, para comemorar a honra dos bravos marinheiros que, em defesa de seus ideais e soberania, garantiram a livre navegação da Bacia do Prata, e um desfecho final favorável para o conflito, será realizada no dia 9 de junho, a Regata Batalha Naval do Riachuelo, promovida pela Capitania dos Portos de Pernambuco, com largada no Marco Zero, Recife Antigo, a partir das 08h30 e posterior premiação no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. As inscrições estão abertas e sendo realizadas no próprio Cabanga ao valor de R$ 30 reais por tripulante. Toda verba arrecadada será revertida em cestas básicas que posteriormente serão distribuídas entre instituições carentes da região metropolitana do Recife. Podem se inscrever velejadores nas classes RGS-A, RGS-B, Mocra, Snype, Optimist, Dingue e Day Sailer. O Aviso de Regata já está publicado no site da Capitania www.cppe.mar.mil.br e no site do clube www.cabanga.com.br

A novidade este ano é a participação dos atletas de remo e de stand up, anterior à regata à vela, largando do Iate Clube do Recife às 08h30. Ainda no dia 7 de junho, haverá a abertura oficial das comemorações com coquetel no Cabanga Iate Clube de Pernambuco a partir das 19h e no dia 8 de junho está prevista uma exposição da Marinha do Brasil, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, das 09h às 15h, com embarcações navais, Oficina de Nós e Voltas, Oficina de Primeiros Socorros, além de um stand para orientações sobre como tirar habilitação para Arrais, Mestre e Capitão-Amador e como inscrever e realizar transferência de embarcações. No local, também haverá, em parceria com o artista plástico Clementino Cabral, uma exposição de barcos históricos de papel.


No dia 10 de junho, também será realizada uma cerimônia cívico-militar na Escola de Aprendizes-Marinheiro, às 10h. Nesta solenidade, participarão autoridades militares e civis da sociedade local. Trata-se de uma cerimônia de grande significado, homenageando o Almirante Barroso, “Herói da Pátria”, bem como, aqueles que perderam suas vidas na defesa de nosso território, a exemplo do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Marinheiro Marcílio Dias.

Capitania dos Portos de Pernambuco