quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manifestação toma conta da Agamenon Magalhães

Manifestantes fecham a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Praça do Derby, na área central do Recife, na manhã desta quarta-feira (26). O grupo, de cerca de 150 pessoas, alterna a obstrução entre os dois sentidos da via, por cerca de 15 minutos cada uma. A CTTU já enviou agentes ao local, para ajudar a controlar o tráfego e realizar o bloqueio de vias, se necessário.
"Essa é mais uma manifestação não violenta que busca tirar o Brasil dessa situação de escravatura", afirma um dos participantes do protesto, artista plástico Fernando Serpa. "A gente é contra a PEC-33, porque não podemos admitir que se tire o poder do STF. Além disso, nós da federação lutamos pela qualidade e conforto nos ônibus. Em 1999, 2000, tínhamos conseguido ônibus com ar condicionado, depois tiraram", reclama a presidente da Federação de Usuários de Ônibus de Pernambuco, Renilda Silva.
A Polícia Militar também deslocou efetivo para a Agamenon e, por enquanto, a orientação é apenas acompanhar a manifestação. Há homens do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) no local. "Não vamos fazer a desobstrução da via no primeiro momento. A intenção é apenas preservar a integridade física dos transeuntes, dos condutores de veículos e dos próprios manifestantes. Só iremos intervir caso haja atos de vandalismo e depredação de patrimônio", afirma o major Hugo Tadeu, assessor de PM. Não foi divulgado o número de policiais que estão acompanhando o protesto, por motivo de segurança.
Portal G1