quarta-feira, 5 de junho de 2013

Itep promove cursos de Gestão e Tecnologia de curta duração na área de Metal-Mecânica‏

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP), promoverá uma série de cursos de curta duração,em Gestão e Tecnologia, enfatizando no primeiro momento as áreas de Metal-Mecânica e Empreendedorismo. Já estão abertas inscrições para os cursos de “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK” e “Metalurgia da Soldagem Aplicada a Construção e Montagem”. 
O curso “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK”, será realizado de 15 a 26 de julho, das 18h às 22h, na sede do Itep, na Cidade Universitária, com duração de 40 horas. O público-alvo são profissionais e estudantes que tenham interesse em desenvolver seus conhecimentos em gestão de projetos. O curso abordará, através de exercícios práticos e exposição de conteúdo, as melhores práticas de gestão de projetos de acordo com o Guia PMBOK, do Project Management Institute (PMI). Ao final do treinamento, o aluno deverá estar capacitado a gerenciar um projeto de acordo com as boas práticas apresentadas, compor uma equipe de projeto ou submeter-se a um exame de certificação do PMI (PMP® e CAPM®). 
O instrutor será o diretor administrativo na empresa Portal Archimedes Negócios Digitais, Tito Leonardo de Sales, certificado como PMP (Project Management Professional) e CAPM (Certified Associate in Project Management), pelo PMI. Tem ampla experiência em SCRUM e metodologias ágeis de gestão de projetos de tecnologia e desenvolvimento de software. 
Já o curso “Metalurgia da Soldagem aplicada a Construção e Montagem”, também com 40 horas, será ofertado de 12 a 16 de agosto. As aulas serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, também na sede do Itep. O curso é dirigido à técnicos e engenheiros que atuam na área de soldagem, manutenção e processos de montagem industriais. 
O objetivo é desenvolver conhecimentos relacionados aos mecanismos da metalurgia da soldagem, abordando os métodos de monitoração usualmente empregados, objetivando estabelecer um adequado programa de controle da soldagem em processos de Construção e Montagem Metal-Mecânica. 
A coordenação deste curso é do engenheiro mecânico Aníbal Veras de Siqueira Filho, doutor em Engenharia Mecânica (UFPE), da equipe que está formatando o Centro Tecnológico Metal-Mecânico do Itep. A equipe de instrutores é constituída por Antônio Fernando Carvalho Mota, Francisco Ilo Bezerra Cardoso, Paulo Marcelo de Almeida Pedrosa, Ricardo Artur Sanguinetti Ferreira e Valdésio Pininga.  
O custo da inscrição do curso de “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK” será de R$ 1.000,00, enquanto o de “Metalurgia da Soldagem aplicada a Construção e Montagem” é de R$ 1.500,00. Em ambos os casos, deve ser feito o pagamento mediante depósito bancário. Para inscrição enviar e-mail para avalenca@itep.br com o nome do aluno, endereço completo, CPF e telefone de contato.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco