quinta-feira, 13 de junho de 2013

GO: mulher ganha filha em banco de maternidade e servidores são afastados

Após mais de duas horas de trabalho de parto, Letícia Leite Machado, 34 anos, deu à luz uma menina em um banco da recepção de uma maternidade pública em Goiânia enquanto aguardava por internação na noite da última terça-feira. O bebê caiu no chão, em meio a uma poça de sangue. Um rapaz que acompanhava a mulher no hospital conseguiu registrar a cena em vídeo com o auxílio de um aparelho celular e postou nas redes sociais.
A situação provocou o afastamento do corpo técnico da unidade que trabalhava no momento do parto na Maternidade Nascer Cidadão, localizada no Jardim Curitiba e administrada pela prefeitura de Goiânia. Ontem, o secretário de Saúde do município, Fernando Machado, anunciou o afastamento dos funcionários até a conclusão de uma sindicância interna para apurar em até quatro dias as circunstâncias do parto, e se houve negligência. Em nota, a assessoria da secretaria informou que também serão notificados os conselhos de Medicina e Enfermagem.
No vídeo, logo após o nascimento do bebê, um médico obstetra de plantão aparece recolhendo a criança e prestando os primeiro cuidados, enquanto a mãe permanecia no banco, sentindo dores. Segundo a nota da secretaria de Saúde, o bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-X de tórax e crânio, e está bem, assim como a mãe.
A secretaria informou ainda que Letícia chegou à maternidade sem acompanhante, às 17h25, e às 19h foi reavaliada. O bebê nasceu às 19h45 enquanto a mulher aguardava a internação. "A explicação da direção é que o processo expulsivo do bebê ocorreu de forma mais acelerada que o comum. A usuária informou que era o segundo parto, mas na verdade é seu quinto filho. Essa informação pode ter prejudicado o raciocínio clínico da equipe", argumentou a secretaria, por meio da nota.
Portal Terra