quinta-feira, 6 de junho de 2013

Esgoto transborda em conjunto residencial no Recife

Os moradores do Conjunto Residencial Euler Bentes, na Vila do Ipsep, na zona sul do Recife, estão sofrendo com problemas na rede de esgoto. 
Os detritos estão retornando das tampas do sistema, chegando a invadir os apartamentos térreos do conjunto, que possui 136 prédios e 816 apartamentos. 
A denúncia chegou por meio da ferramenta colaborativa VC no G1, na quarta-feira (5). "Moro aqui há 16 anos e faço parte da administração do condomínio. Estamos vivendo uma situação de calamidade pública, com os esgotos correndo a céu aberto e adentrando nossos apartamentos térreos", afirma a contadora Maria do Carmo da Silva.
De acordo com Maria do Carmo, o problema é recorrente e já dura vários anos, se agravando no período das chuvas. A moradora conta que há várias queixas protocoladas junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). "Temos toda a documentação, os números dos protocolos. Já mandei carta até para o governador. A Compesa envia carros com jatos de vazão pequena, que não desobstruem nada. Nossa rede deve estar petrificada, talvez tenha algum cano quebrado, o entupimento é geral por falta de manutenção, tem que ser um serviço que desobstrua, para resolver", opina.
O conjunto Euler Bentes compreende seis ruas do bairro do Ipsep e tem cerca de 4 mil moradores. "Nossa comunidade está ficando doente. Pagamos 100% [da taxa] de esgoto em nossas contas e não temos saneamento básico. Convivemos com uma fedentina insuportável, mosquitos, ratos, baratas e escorpiões. E agora vários moradores se queixam de cólicas, vômitos e coceira no corpo", finaliza Maria do Carmo.
Nota da Redação: Procurada pelo G1, A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirma que já tem conhecimento do problema e que vai realizar um trabalho corretivo no local, para limpar e desobstruir a rede. Uma solução definitiva ainda está em estudo. Não há data definida para o serviço.
Portal G1