terça-feira, 4 de junho de 2013

Deputado cearense quer audiência com Papa Francisco para que a Igreja Católica reabilite Padre Cícero

O líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE), quer se encontrar com o papa Francisco para pedir a reabilitação do padre Cícero, religioso brasileiro afastados de suas funções eclesiásticas pela Igreja Católica. O padre é até hoje venerado, principalmente na região Nordeste.
O petista quer aproveitar que o pontífice estará na Jornada Mundial da Juventude, evento católico que acontecerá em julho no Rio, para fazer o pedido.
Para isso, o deputado pediu uma audiência com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para que pedir ajuda no agendamento do encontro.
Em nota, Guimarães disse que quer aproveitar que já há um processo no Vaticano pedindo a reabilitação do padre Cícero para "expor ao papa a importância do reconhecimento acerca da santidade do religioso, revelada pela incontável quantidade de milagres a ele atribuídos".
O processo pela reabilitação, que ainda está em tramitação na igreja, foi iniciado pelo bispo dom Fernando Panico -- da Diocese do Crato, cidade vizinha a Juazeiro do Norte (CE), onde padre Cícero atuou.
"O Brasil tem uma dívida histórica e precisa resgatar a figura de padre diante da Igreja Católica. Ele é uma referência da religiosidade cearense e nordestina e teve um legado umbilicalmente ligado à Igreja, sempre fazendo a opção pelos simples e pelos pobres", afirma o deputado, na nota.
Para ele, "o momento é excepcional para tratar desse assunto, já que o papa Francisco é muito vinculado à justiça social, aos mais pobres".

MILAGRE
O "Padim Ciço", como o religioso é conhecido no Nordeste do país, foi afastado de suas funções clericais depois de um suposto milagre não reconhecido pelo Vaticano --segundo seus devotos, uma hóstia entregue pelo padre se transformou em sangue na boca de uma fiel durante uma missa.
A Igreja Católica discordou da versão do milagre e excomungou o religioso, que, no entanto, nunca deixou de ser tratado como santo pelos romeiros que vão a Juazeiro do Norte para demonstrar sua devoção.

Folha SP