quinta-feira, 13 de junho de 2013

Clientes podem informar pelo celular vazamentos de água e esgoto

Precisão, agilidade e redução de desperdício são os principais objetivos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao utilizar a telefonia móvel para informar sobre vazamentos na rede de distribuição de água ou extravasamento na rede coletora de esgoto. O recurso tecnológico já está sendo oferecido pela empresa desde o dia 1º de junho, inicialmente apenas para os clientes da Região Metropolitana do Recife. 

A sistemática funciona a partir da utilização de um aplicativo para smartphone compatível com os sistemas Android e iOS (iPhone), permitindo à população informar sobre ocorrências a partir de fotos tiradas no local. O aplicativo funciona da seguinte forma: após instalado no telefone, o cliente tira uma foto do vazamento, aponta no mapa o local da ocorrência e envia o registro para a Compesa, que receberá as informações. 

Feito isso, o operador do call center abrirá um registro de atendimento baseando-se na foto, que já aparecerá georreferenciada no sistema da companhia e enviará um protocolo para o celular do cliente. Se por algum motivo não for possível identificar o local da ocorrência, o cliente receberá uma mensagem de texto informando que não foi possível abrir o registro e será orientado a entrar em contato com o call center da empresa. 

Segundo o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, a companhia tem buscado na tecnologia as ferramentas necessárias para melhorar a prestação de seus serviços. “Essa ferramenta vai permitir que a Compesa tenha ciência de um vazamento, estouramento (quando ocorre em tubulações de grande porte) ou extravasamento de esgoto com o auxílio de um recurso fundamental, que é a imagem”, explica Rômulo. 

Essas imagens chegarão com as coordenadas, possibilitando a identificação do endereço correto e dando uma maior agilidade no conserto da tubulação. “Pela imagem, os nossos técnicos já terão uma noção sobre a extensão do vazamento para adotar as providências cabíveis, como o fechamento imediato dos registros para evitar o desperdício e mobilizar equipes, que seguirão para o local com a estrutura necessária para resolver a questão”, explica Rômulo. 

Quando o serviço for concluído, o cliente da Compesa receberá uma mensagem de texto informando sobre a sua conclusão. Caso ele tenha cadastrado o seu endereço eletrônico no aplicativo, será possível também receber por e-mail um questionário para avaliar o serviço da companhia. O aplicativo já está disponível para download na GooglePlay (para usuários Android) e em breve será também disponibilizado na Apple Store (para os usuários Iphone). 

INVESTIMENTO - Atualmente, a Compesa investe cerca de R$ 1 milhão para consertar cerca de seis mil vazamentos por mês no Grande Recife. Ao todo, são 70 equipes de manutenção. Além desse trabalho corretivo, a companhia também tem investido em ações preventivas. Estão sendo aplicados R$ 400 milhões na troca de tubulações antigas da Região Metropolitana.


Imprensa Compesa