terça-feira, 11 de junho de 2013

China lança viagem tripulada mais longa da história do país

A China continua discreta, mas segue firme na conquista do espaço. Um foguete que transportava três astronautas, sendo uma mulher entre eles, foi lançado com sucesso da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, para realizar a quinta e mais longa missão tripulada da história espacial no  país asiático. A Shenzhou 10 foi lançado, como planejado, no início da manhã (noite de ontem, no Horário de Brasília), a bordo de um foguete Long March 2F. Depois de entrar em órbita, são esperados para se envolver com o laboratório espacial Tiangong 1 test (Palácio Celestial 1), em que a tripulação realizou uma série de experimentos. 

O primeiro exercício de acoplagem com o laboratório espacial em uma missão tripulada ocorreu em junho do ano passado. Um marco fundamental no processo de aquisição de tecnologia e capacidade logística necessária para gerir uma estação espacial completa, capaz de acomodar as pessoas por longos períodos de tempo.

A missão começou hoje e vai durar 15 dias. A partir daí, a equipe almeja conquistar o espaço mais próximo da população, através de uma série de aulas e palestras para os alunos, em linha com as emitidas pelo astronauta canadense Chris Hadfields, cujos vídeos a partir da Estação Espacial Internacional têm tido grande sucesso no Youtube .

A equipe chinesa é composta do comandante Nie Haisheng, que fez sua segunda missão ao espaço, e Wang Yaping Zhang Xiaoguang, segundo astronauta da China para ser colocado em órbita.

O programa espacial chinês é uma fonte de orgulho nacional. Imagens de lançamento foram transmitidos ao vivo pela televisão, onde o presidente chinês Xi Jinping, foi mostrado que querem uma viagem bem sucedida para a tripulação. "Vocês fizeram os chineses se sentem orgulhosos de si mesmos", disse Xi. "Você treinou e de ter preparado cuidadosamente e conscientemente, por isso estou confiante de que a missão completaréis com sucesso. Desejo-lhe sucesso e estou ansioso para o retorno triunfante." Esta é a quinta missão tripulada realizada na China desde 2003.

O programa espacial reflete o progresso econômico e tecnológico rápido que o país tem experimentado nas últimas décadas, e o desejo das autoridades para colocar a China entre as grandes potências do mundo, em todos os campos. China é, junto com os Estados Unidos e a Rússia, o grupo dos três únicos países que enviaram missões tripuladas ao espaço sideral.

Alguns chineses, no entanto, criticaram as redes sociais do governo e argumentam que, em vez de gastar tanto dinheiro com a exploração do espaço deve ser usado para garantir a segurança alimentar, resolver os graves problemas de poluição e melhorar a segurança nas fábricas para evitar incêndios, como o que ocorreu na semana passada em um matadouro de aves na província nordeste de Jilin, que matou 120 pessoas.

O programa espacial já percorreu um longo caminho desde que Mao Tsé-Tung, fundador da República da China em 1949, que chegou a lamentar que o país "não foi capaz de lançar ou uma batata no espaço". Pequim planeja realizar um pouso lunar não tripulado e soltar um veículo robótico na lua, e os cientistas levantaram a possibilidade de enviar um homem à Lua, mas não antes de 2020.

Pequim ainda está longe de ter uma compreensão espacial do nível dos Estados Unidos ou a Rússia, que dominou por décadas as técnicas de acoplamento que agora estão sendo testadas na China. Mas o país asiático funciona a longo prazo e continua a investir dinheiro neste campo enquanto as superpotências espaciais sofrem restrições orçamentárias e mudanças de prioridades que têm afetado, por exemplo, nos Estados Unidos, o lançamento de missões tripuladas.

Jornal El País - Espanha