terça-feira, 4 de junho de 2013

Artesãs da Fenearte participam de encontro da Secretaria da Mulher

Representantes de 15 grupos de artesãs pernambucanas, que vão expor e comercializar seus produtos nos estandes da Secretaria Estadual da Mulher durante a XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, participaram hoje, 04, de reunião preparatória para o evento, realizado na sede da SecMulher, em Recife.  A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina, e será realizada, a exemplo dos anos anteriores, no Centro de Convenções, em Olinda no período de 04 a 14 de julho. O evento reúne expositores de arte, cultura, moda, música, gastronomia, entre outros e terá como tema principal A Mulher Rendeira.

A SecMulher terá três estandes na feira, sendo dois de 12 m2 e outro de 9 m2 totalizando 33 m2. A Secretaria abre espaço neste cenário para que artesãs de vários municípios exponham e comercializem seus produtos. Essas mulheres são escolhidas a partir de uma seleção conforme a tipologia dos artesanatos produzidos. Dos quinze grupos selecionados seis são participantes do programa Artesãs Empreendedoras, da SecMulher. Os grupos que participaram da seleção e não foram escolhidos para a Feneart serão contemplados com a participação em outras feiras, de acordo com o calendário do Programa de Artesanato de Pernambuco – PAPE, que a SecMulher integra.

Além do espaço para a mostra e comercialização dos produtos, a SecMulher oferece locais de estadas para aquelas artesãs que moram em municípios mais distantes, durante o período onde estiverem expondo seus trabalhos.  Estarão compondo o estande da SecMulher na Feneart este ano representantes do artesãs empreendedoras : Agreste – Altinho, Orobó e Buique: Sertão: Petrolândia, Serra Talhada e Salgueiro. Selecionadas de outros municípios Recife e Paulista, na Região Metropolitana do Recife; Brejinho  e Petrolândia, no sertão; Pedra, Águas Belas, Passira e Belo Jardim, no Agreste; e, Água Preta (zona da mata).

A técnica da SecMulher, Janete Rodrigues, coordenadora dos trabalhos da SecMulher na Feneart, disse que é muito bom trabalhar com as expositoras, “é muito bom incentivar esse trabalho. Difícil é escolher os grupos para a exposição já que a cada dia as artesãs estão mais aprimoradas”. Na reunião, a técnica recebeu de presente da Vice-prefeita e também Secretária da Mulher de Serra Talhada, Tatiana Duarte, um quadro confeccionado por artesãs do município.

A representante de município de Petrolândia, Fátima Belém, falou sobre a expectativa da participação na feira, “estaremos mostrando nossos produtos de forma profissional e certas do sucesso do empreendimento”.

A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir a riqueza cultural do estado, além de estimular o potencial de crescimento dos expositores. Os investimentos o ano passado giraram em torno de R$ 4 milhões, bancados através da venda de ingressos, estandes e dos oito patrocinadores.

Secretaria da Mulher de Pernambuco