terça-feira, 28 de maio de 2013

SecMulher promove Formação de Educadoras para o Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal.

A Secretaria Estadual da Mulher promoveu durante dois dias (27 e 28)  a oficina de formação com educadoras sociopolíticas do curso de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata, do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal. A capacitação preparatória para a execução do projeto ocorreu no Convento Dorotéias, com a participação de 38 educadoras. Na programação do evento, além de palestras, constou debates e formação de grupos de trabalho.
No primeiro dia do evento, as educadoras assistiram a três palestras. A primeira foi ministrada pela Secretária da Mulher Cristina Buarque sobre o tema Gênero e Feminismo; o segundo tema, sobre o Racismo, foi abordado por Vera Baroni, do Comitê Estadual de Igualdade Racial – Cepir. Já Maria José, da Comissão Pastoral de Pescadores, que tratou sobre o Contexto da Pesca. Também foram tratados os temas : Feminização da AIDS, Saúde Reprodutiva e sexualidade e Gestão Produtiva e Economia Solidária.
Para a Gerente de Articulação e Interiorização das Ações Temáticas da SecMulher, Márcia Aguiar, essesencontros têm se tornado um dos pontos altos do Chapéu de Palha Mulher, pois permite um diálogo constante entre a secretaria, as organizações parceiras (que atuam na perspectiva da promoção da igualdade de gênero) e as educadoras e recreadoras que facilitam o processo junto às pescadoras e as crianças.
Além dessa oficina, outras já estão agendadas. Nos dias 03 e 04 de junho 35 Instrutoras da RMR, do agreste e sertão vão participar do curso de gestão social, produtiva e econômica, que será realizada em Recife;  nos dias  13 e 14 de junho, cerca de 40 recreadoras e educadoras participarão do curso de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo do agreste e sertão, a ser realizado em Arcoverde; e nos dias 19 e 20, cerca de 65 recreadoras das regiões das matas e RMR, serão capacitados nos cursos do projeto Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal.
Este ano, o projeto contemplará 2.975 pescadoras do litoral e interior do Estado e 1.800 crianças em atividades socioeducativas. A previsão é de que o Chapéu Palha Mulher Pesca Artesanal comece no mês de julho. A SecMulher atua em conjunto com a Organização não Governamental - Fase, coordenadora do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal, e mais oito ONGs executoras: Grupo Curumim; Casa da Mulher do Nordeste; Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste; Gestos; Oásis; SOS Comunidade; Associação Sítio Angélica; e Associação Lourenço Gomes da Silva. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco