terça-feira, 28 de maio de 2013

Sargento do Corpo de Bombeiros ajuda em um parto por telefone

Um parto conduzido pelo telefone. Foi assim que um sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco ajudou uma gestante de 22 anos a dar à luz uma menina na tarde do último domingo (26), na Região Metropolitana do Recife. Foram cerca de 12 minutos acompanhando as contrações até o parto. O sargento Fernando Guadalupe, que completa 30 anos na corporação no próximo dia 12 de julho, é despachante do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, o Ciods (193), profissional que confirma dados de uma ocorrência e orienta até o resgate chegar. Confira o áudio da ligação no box acima.
A ligação chegou ao 193 às 14h15 e foi repassada ao sargento Guadalupe, que começou a orientar a amiga da gestante. A bolsa dela já tinha estourando e a mulher sentia as contrações do parto. "Eu fiquei mandando ela repassar as orientações à parturiente, como fazer respiração, fazer força, assepsia das mãos, pegar panos limpos para receber a criancinha. Fiquei acalmando a pessoa que estava falando comigo, porque ela estava um pouco nervosa. Aos poucos, ela foi se tranquilizando. Quando ela viu a cabeça da criança, eu disse 'agora que eu preciso de você mais'. Foi muito emocionante quando escutei o chorinho do bebê", contou.
A mãe da criança, Érica Fabiana da Silva, é desempregada e já tem outro filho, um menino de quatro anos. Ela conta que não fez pré-natal e não esperava que o parto fosse acontecer neste domingo, aos oito meses de gestação. "Eu acordei já sentindo dores e fui para a casa da minha irmã, depois para a da minha amiga. Quando a bolsa estourou, ela ligou para o bombeiro, que ajudou muito, porque estava muito nervosa, queria nem deitar. Ele acalmou a gente, foi muito importante", disse Érica, que batizou a menina de Cailane.
De acordo com o sargento, os bombeiros passam por treinamento para lidar com emergências como esta. "Temos até um manual na mesa da gente. Foi o primeiro parto que fiz nesses 30 anos. Semana passada teve um bebezinho engasgado que ajudei a salvar, em Maranguape [em Paulista, no Grande Recife]. Eu não conheço a mãe nem a criança, mas quem não tem curiosidade?", disse. Guadalupe tem um casal de filhos e conta, curiosamente, que não acompanhou os partos, pois estava de plantão nas duas ocasiões.
A gestante Érica Fabiana o bebê foram socorridas pelo Samu ao Hospital Tricentanário, em Olinda. Elas passam bem e devem receber alta nesta terça-feira (28).
Portal G1