quarta-feira, 29 de maio de 2013

Compesa usa tecnologia para reduzir tempo de obra

A Compesa vai iniciar amanhã (30) pela manhã uma obra para a instalação de 500 metros de tubulações de esgoto na Avenida Recife, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Para esse trabalho será utilizado o método não destrutivo, uma tecnologia que exclui a necessidade de abertura de grande valas para assentamento de tubos e reduz o tempo das intervenções. Um trecho de aproximadamente 500 metros da faixa de rolamento da direita, no sentido Cidade Universitária - Boa Viagem, será interditado entre as ruas Coronel Ezequiel e Tenente Portela, que fica pouco antes do viaduto Tancredo Neves, para a realização dos trabalhos.
O método não destrutivo consiste em retirar algumas placas de concreto ao longo da via e, com o uso de um equipamento especial, escavar uma canaleta por baixo do solo. Após a escavação, os técnicos usam a mesma máquina para inserir a tubulação, evitando a escavação de valas em toda a extensão da pista. A adoção deste método visa adiantar a conclusão dos serviços na via, que é uma das principais ligações entre as zonas Sul e Oeste do Recife. A previsão é de que os serviços sejam concluídos de um prazo de 12 dias, contra a previsão de 30 a 40 dias pelo método tradicional.
Com o intuito de amenizar os transtornos à mobilidade na região, foi solicitado o apoio de agentes de trânsito da CTTU para orientar os motoristas no local. A Compesa também vai refazer o concreto do pavimento da avenida após a conclusão do assentamento de tubulações. O investimento faz parte do Programa Estruturador do Recife (Proest 2), que vai ampliar a rede de esgoto nos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Ipsep até julho de 2014.
Imprensa Compesa