quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pernambuco entra forte na disputa para sediar os Jogos Escolares de 2014


O diretor geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner, fez palestra ontem (24) à tarde, no Recife Praia Hotel, no Polo Pina, para políticos e representantes da área esportiva do governo do Estado e do Recife a fim de apresentar os encargos exigidos pela entidade para aprovar a candidatura do Recife à sede dos Jogos Escolares de 2014. Recife é uma das cidades candidatas a organizar o maior evento esportivo estudantil do país, tendo como concorrentes Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Poços de Caldas (MG).
A comitiva do COB, chefiada por Hubner, realizou palestra sobre os Jogos para a secretária de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti,o secretário da Criança e  Juventude Pedro Eurico, o deputado José Maurício, além do secretário de esportes da Prefeitura do Recife, George Braga, e representantes de federações de esportes amadores. O COB visitou ainda algumas instalações esportivas como o Centro Santos Dumont, em Boa Viagem, e o ginásio da Faculdade Guararapes, em Piedade. Ele destacou três itens como muito importantes para a definição do COB: o apoio maciço do governo e a sintonia entre o Estado e o município, as instalações esportivas e a infraestrutura hoteleira.
Durante o encontro, a secretaria Ana Cavalcanti e o secretário executivo de esportes, Aldemir Teles, garantiram que o Estado reúne todas as condições para realizar os Jogos de 2014. "Já queríamos trazer os Jogos para cá anteriormente, mas não tínhamos estrutura. A nossa pista de atletismo está pronta. O Santos Dumont está em obras. Pernambuco está no momento de crescimento na economia. Estamos nos preparando para receber grandes eventos como a Copa do Mundo. Esse é o cenário”, diz a secretária.

“Aqui vamos usar a Copa do Mundo como teste para os Jogos”, disse bem-humorado Aldemir Teles, ao lembrar que antes do evento estudantil Pernambuco receberá jogos da Copa do Mundo de 2014, ou seja, três meses antes do evento.

A última edição dos Jogos Escolares foi realizada em novembro do ano passado, em Cuiabá, e contou com a participação de 6 mil estudantes, demandando cerca de 26 mil diárias de hotel, além de transporte. Foram R$11 milhões de retorno. “As cidades que sediam o evento geralmente voltam a se candidatar, ou seja, é evidente que os Jogos deixam benefícios para quem sedia”, avalia Hubner. O dirigente informou que a decisão só será tomada entre o final de maio e o início de junho.
Secretaria de Esportes de Pernambuco