segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chapéu de Palha Mulher


A Secretaria Estadual da Mulher iniciou no último dia 19, as aulas do Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada. Nesta quinta edição serão atendidas 5.425 trabalhadoras rurais dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, com cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo e cursos profissionalizantes, num total de 217 turmas. Mais de 1.700 crianças estarão envolvidas em atividades recreativas enquanto as mães participam dos cursos, proporcionando deste modo um melhor aproveitamento da capacitação. 
As aulas serão realizadas até o mês de junho, às sextas-feiras à noite e aos sábados, em escolas públicas da região e em espaços alternativos cedidos para a realização do programa. Outras informações serão repassadas pela coordenação do programa nos municípios.
Além da fruticultura irrigada, o Chapéu de Palha Mulher ofertará capacitações para as trabalhadoras da cana de açúcar e da pesca artesanal que serão desenvolvidas ao longo deste ano. Essa ação visa fortalecer as trabalhadoras rurais desempregadas no período da entressafra, oportunizando o acesso a novos conhecimentos e alternativas de trabalho e renda. No caso da fruticultura irrigada são considerados os primeiros meses do ano como a época da entressafra. Os cursos são realizados em conjunto entre a SecMulher  e doze organizações não governamentais da região do Vale do São Francisco, além do Senai e o Sest/Senat, entidades do Sistema S. 
Canavieira - O início das aulas do Chapéu de Palha da Zona Canavieira está previsto para o final do mês de maio. A SecMulher atenderá, na 7ª edição do Projeto, 3.150 mulheres. Desse total, 1.050 participarão de cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo, distribuídas em 42 turmas e 2.100 mulheres em cursos profissionalizantes, distribuídas em 84 turmas, além de 1.512 crianças participantes de atividades recreativas. As atividades serão realizadas em parceria com quinze organizações não governamentais, o Senai, o Sest/Senat-Cabo e o Sest/Senat-Recife. O cadastramento na zona da mata norte ocorreu no período de 22 a 26 de março. Já na Mata Sul , a previsão é a de que ocorra no período entre  22 a 26 de abril. 
Pesca Artesanal - Com relação às pescadoras, a SecMulher atenderá, na 2ª edição do Chapéu de Mulher da Pesca Artesanal, 2.975 mulheres. Desse total, 1.750 participarão de cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo, distribuídas em 50 turmas e 1.225 mulheres em cursos de gestão social, produtiva e econômica, distribuídas em 35 turmas. 1.700 crianças serão contempladas com atividades recreativas. O cadastramento para esse segmento está previsto para o final de maio. O início das aulas no final de junho do corrente ano. Participarão desse processo nove entidades não governamentais.