terça-feira, 30 de abril de 2013

Casos de sarampo preocupam autoridades de saúde em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga cinco casos de sarampo confirmados em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Duas crianças foram notificadas com a doença em Paulista, outras duas no Cabo de Santo Agostinho, e uma em Olinda, nos meses de março e abril deste ano. Além dos casos assegurados, a SES também apura ocorrências suspeitas da enfermidade. Entre as crianças que tiveram a confirmação do sarampo, com idade entre 10 meses a três anos, algumas precisaram ficar hospitalizadas, mas todas já estão em casa.

De acordo com a coordenadora das Doenças Imunopreviníveis da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Ana Antunes, desde o ano 2000, Pernambuco não registrava uma transmissão autóctone, ou seja, dentro do país. “Os casos desse período foram importados de pessoas que viajaram ou tiveram contato com alguém que saiu do Brasil”, afirmou.

Segundo ela, é provável que o mesmo tenha acontecido novamente. “Não sabemos o que originou as novas ocorrências. Neste momento, estamos intensificando a vacinação com todos os que tiveram contato com os pacientes. A situação exige de nós uma resposta rápida, mas não é de alarme. Orientamos que os pais verifiquem e atualizem os cartões de vacina”, destacou Ana Antunes. A médica explicou que o sarampo foi interrompido no Brasil, mas existem altos índices da doença em diversos continentes. Por isso, a importância da vacina tríplice viral, que inclui não apenas o sarampo, mas a rubéola e a caxumba.

A reportagem do Diario apurou que um hospital particular de Olinda teria atendido sete casos da doença somente em abril. Mas a diretoria da unidade de saúde não quis se pronunciar. Por meio da assessoria de imprensa, a entidade relatou que todos os dados sobre as supostas ocorrências foram encaminhados as Secretarias de Saúde da cidade e do estado.

Sarampo - O Sarampo é uma doença víral, e é uma infecção do sistema respiratório, causada por umparamixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.1

A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeçacegueiradiarreia grave,infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação.1 o sarampo alem de ser uma doença viral, pode ser uma doença bacteriana, além dos riscos de uma mae passar para o filho durante a gestaçao, fazendo assim que o feto se desenvolva ja com complicaçao no crescimento e ainda depois no nascimento.

O sarampo é um dos cinco exantemas da infância clássicos, junto com a varicelarubéola,eritema infeccioso e roséola. É altamente infeccioso e transmitido por secreções respiratórias como espirros e tosse. Após o início de uso da vacina tornou-se raro nos países que a utilizam de forma eficaz, como Brasil e Europa. Contudo, ainda causa 40 milhões de casos e um a dois milhões de mortes por ano em países sem programas de vacinação eficientes. As epidemias tendem a ocorrer a cada dois ou três anos, necessitando do nascimento de novos bebês susceptíveis para se propagar.

Com informações da Wikipedia e do Pernambuco.com