sexta-feira, 8 de março de 2013

Mudanças nos Jogos Escolares de Pernambuco já estão definidas‏


Jogos escolares, entusiasmo certo dos estudantes. É nesse evento que os atletas têm a oportunidade de se destacar e dar início à carreira esportiva. Para tanto, a Secretária dos Esportes de Pernambuco promoveu uma reunião na Uninassau, durante todo o dia. Representantes de 17 GRES – Gerências Regionais – e de quase 40 escolas privadas da Região Metropolitana do Recife discutiram o modelo do 54º Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). A perspectiva é que 66 mil alunos participem dos Jogos.
A mudança principal no objetivo dos JEPs foi dar ênfase nas categorias menores (Pré-Mirim) com atividades em clínicas de excelência esportivas escolares como futsal, vôlei, basquete e handebol. “A ideia é aprimorar a técnica dos atletas, técnicos e árbitros”, explica a Secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti. As clínicas serão nas cidades que se candidataram a sediar as modalidades. A outra novidade foi a regionalização dos jogos na RMR. Este ano serão realizados em cinco regiões, buscando atender a demanda das escolas apresentadas na reunião.
O calendário também recebeu pequenos ajustes. A categoria Mirim (infantil) irá para o primeiro semestre, já o Juvenil passa para o segundo. Inverteram. Quanto às modalidades, entra a Luta Olímpica e sai o taekwondo, já que a Secretaria dos Esportes segue o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os Jogos Escolares 2013 estão programados para começar no dia 1º de abril.
 Secretaria de Esportes de Pernambuco