sexta-feira, 8 de março de 2013

Cristina Buarque fala sobre ações da SecMulher para rotarianos


A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou essa semana, de reunião do Rotary Club Recife, que ocorreu no Clube Português do Recife, onde falou aos rotarianos sobre as políticas públicas que vem sendo construídas em Pernambuco voltadas para as mulheres. Ela falou que a SecMulher vem buscando parcerias para desenvolver projetos de emprego e renda para as mulheres. Um deles é a criação de uma marca social da moda produzida no Estado e as escoamento da produção para o exterior.

Cristina Buarque disse que se sentiu muito feliz pelo convite para proferir a palestra para os rotarianos naquele momento no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher. “É um momento de acentuar as conquistas obtidas”, falou a secretária. 

A secretária afirma que houve muitos avanços, mas que a mudança efetiva só acontecerá quando for desconstruída a mentalidade que serve como alicerce a todo esse arcabouço discriminatório. Para isso, acrescentou, o Governo do Estado vem realizando políticas públicas de gênero e os investimentos em educação, saúde, entre outras. “Já podemos ver hoje mulheres atuando em locais tipicamente masculinos. Em Petrolina, um grupo de mulheres está se preparando para montar uma oficina mecânica para conserto de motos”, exemplifica.

Ela comentou algumas ações que serão desenvolvidas pela SecMulher este ano, entre eles, a campanha Maria da Penha Vai à Escola, que vai conscientizar estudantes sobre a importância do enfrentamento da violência contra as mulheres. A presidente do Rotary Club Recife/Derby, Margarida Gominho, disse que é uma preocupação da entidade promover as iniciativas que além de marcarem as datas, funcionem como um instrumento para dar visibilidade à ações que venham a tornar a sociedade mais justa.
Secretaria da Mulher de Pernambuco