quinta-feira, 14 de março de 2013

Compesa faz curso hoje para mulheres encanadoras


Ensinar mulheres a consertar pequenos vazamentos em torneiras, chuveiros e vasos sanitários é o objetivo de uma curso rápido, de quatro horas, que a Compesa promoverá nesta quinta-feira (14), às 8h30, na sede da companhia, na Avenida Cruz Cabugá, em parceria com a empresa de tubos e conexões Tigre. Um grupo estimado de 40 mulheres de vários bairros da Região Metropolitana irá participar do curso “Soluções Práticas para Problemas Hidráulicos”. Elas também aprenderão a resolver problemas de entupimentos em ralos e pias, um drama encarado por muitas delas.
Além de aprender a lidar com esses imprevistos do cotidiano, as mulheres também receberão orientações para que possam identificar a qualidade dos serviços prestados por encanadores, frequentemente solicitados para trabalhos domésticos. “Além das noções básicas para contornar situações desse tipo, as mulheres também poderão fiscalizar melhor a qualidade dos serviços realizados por esses profissionais”, enfatiza a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho. O curso é destinado exclusivamente às mulheres, uma homenagem da companhia ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
O público masculino também será contemplado com um curso básico de Qualificação Profissional em Instalações Hidráulicas Prediais, que tem como meta capacitar 800 homens, entre jovens e adultos. O curso profissionalizante mostrará, entre outros temas, como realizar a manutenção em edificações comerciais e residenciais. A capacitação terá uma carga horária de 100 horas, com aulas teóricas e práticas. Os participantes receberão material didático, fardamento e terão direito a certificado de conclusão. A expectativa é realizar um ciclo de oito oficinas, com uma carga horário de 100 horas, com aulas práticas e teóricas. As datas ainda não estão definidas.
Segundo Fabíola Coelho, a iniciativa visa estimular a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e a gerar renda a partir da formação profissional. A ideia também é criar um banco de dados com os nomes dos melhores profissionais dos cursos para encaminhamento de currículos às empresas terceirizadas pela Compesa e que atuam na área de manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
Imprensa Compesa