sábado, 23 de fevereiro de 2013

Previsão de chuvas abaixo do esperado para todo o semiárido do Estado de março a maio, informa o Itep‏


Em reunião realizada hoje (21), em Natal (RN), com a participação de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram discutidos o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre março, abril e maio deste ano. A maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o semiárido de Pernambuco neste período.  
Segundo Wanderson Souza, do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernabuco (Itep), apesar de uma ligeira diminuição, ainda persiste o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte que tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste durante o próximo trimestre. A ZCIT é o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região.  
Nesse contexto, explica ele, a maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o semiárido de Pernambuco no período de março a maio, com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%).  
Para o setor leste do Estado, a previsão é de que as chuvas fiquem em torno do esperado para o período. Ressalta-se, porém, a possibilidade de ocorrência de chuvas intercaladas por períodos de estiagem, principalmente no Sertão, no referido período.  
O meteorologista sugere que sejam acompanhadas as previsões diárias do Laboratório de Meteorologia do Itep, disponíveis no site da instituição (www.itep.br). Ele acrescenta que as previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
Instituto de tecnologia de Pernambuco