quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Itep/CTCD promove I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade‏


Nos dias 20, 21 e 22 de março, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, por meio do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), no Nascedouro de Peixinhos, o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, reunindo pesquisadores e profissionais da área de inclusão digital e comunidade de Peixinhos e arredores com o objetivo de trazer palestras, discussões e experiências que abranjam o que tem se chamado de “inclusão digital”. Debater o que significa esse termo, por que ele tem sido tão discutido, por que precisa ser trazido à discussão na comunidade, quais as ações de inclusão digital que vêm sendo realizadas e como se posicionar diante delas farão parte da temática do evento. 
O encontro acontecerá na sede do CTCD, em Peixinhos, das 14h às 17h, e terá como principais convidados a professora Auxiliadora Padilha, que, desde 2010, coordena o programa de extensão Proi-Digit@l, realizando oficinas de criação narrativa envolvendo áudio, animação, vídeo, blog e Twitter; a doutoranda em Educação Flávia Santana, que pesquisa sobre políticas públicas e inclusão digital; e a mestranda em Educação Matemática e Tecnológica Márcia Nogueira, que pesquisa as relações entre apropriação tecnológica e produção audiovisual com jovens de periferia. 
O evento caminha por três trilhas de debate: O que é incluir? Por que preciso me incluir? Como posso me incluir? Estas trilhas funcionarão como pontos de partida para se entender a relevância de se incluir digitalmente, considerando a particularidade de cada região e até mesmo de cada sujeito nesse processo, explica a coordenadora do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), Selma Vasconcelos. Segundo ela, o evento é de extrema importância para o centro, já que tem a inclusão digital como um de suas principais frentes de trabalho. 
O CTCD abriga um telecentro do projeto Gesac, do Governo Federal, em que os moradores de Peixinhos têm acesso regular à internet; realiza frequentemente cursos de formação técnica, como o Multiplicando Peixinhos – de informática básica –, e os Curso de Equipamentos Musicais Reciclados e Comunicação Visual, que permitem aos jovens e adultos da comunidade terem os primeiros contatos ou aprofundarem conhecimentos nas tecnologias digitais para produção de blogs e materiais visuais e sonoros.  
“A proposta de realizar um evento deste tipo surgiu do fato de o centro investir bastante nestas atividades, sendo de extrema relevância conhecer outras experiências que atuam nesta mesma direção e também saber como elas estão sendo pensadas dentro da academia e em outros espaços”, destaca a gestora. 
Programação

Dia 01 – 20.03.2013
Palestra – O que é incluir? Quem inclui quem? – Professora Auxiliadora Padilha)
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Dia 02 – 21.03.2013
Palestra – Políticas Públicas para Inclusão Digital – doutorada em Educação Flávia Santana
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Dia 03 – 22.03.2013
Palestra – Estou ou não estou incluído? Senão, como me incluir? – mestranda em Educação Matemática e Tecnológica Márcia Nogueira
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Convidados

Auxiliadora Padilha
Professora adjunta para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias da comunicação e informação, Inclusão Digital, processo de ensino e aprendizagem, internet na educação, fazer pedagógico e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Flávia Santana
Doutoranda em Educação pela UFPE, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011) e Graduada em Pedagogia pela UFPE (1998). Técnica-pedagógica da Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Pública Educacional, Inclusão Digital, Inclusão Social, Jovens, EAD.

Márcia Nogueira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, na linha de Pesquisa Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Web Design/Sistemas para Internet pela Faculdade Marista Recife (2009), especialista em Gestão Educacional. Professora da Rede Municipal de Ensino do Recife, na função de Técnico Pedagógico.

Mais informações
Centro Tecnológico de Cultura Digital
(81) 3183.5534
Instituto de Tecnologia de Pernambuco