terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Começa ciclo de capacitações do Nenhuma Pernambucana Sem Documento


Teve inicio na segunda-feira, 18, o ciclo de capacitações de educadoras sociais da Campanha Nenhuma Pernambucana Sem Documento. Essa semana três municípios pernambucanos participam de ações: Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, e Cumaru e Salgadinho, ambos no Agreste. Essa é a primeira fase da ação que prevê ainda, em um segundo momento, a emissão dos documentos, como a 1ª e 2ª via do registro civil de nascimento e as carteiras de trabalho e de identidade. O treinamento é coordenado pela Secretaria Estadual da Mulher.
 
Dentro da programação da campanha, já foram agendados treinamentos de educadoras sociais até o mês de julho em cerca de 60 municípios em todo o Estado, especificamente aqueles que possuem Cantos do programa Mãe Coruja, que são os espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos.. Ainda este mês estarão sendo realizadas capacitações em Macaparana, Ferreiros, Aliança e Condado.
 
A Campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento objetiva promover a regularidade do acesso das mulheres do Estado e de seus filhos e filhas à documentação pessoal. A ideia, segundo a Gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher, Karine Farias,  é a de que as educadoras sociais contribuam para que outras mulheres conquistem a cidadania através da aquisição do conhecimento de Gênero e Importância da Documentação Civil.
 
PROGRAMAÇÃO – O ciclo de capacitações iniciado ontem, 18 segue até a quarta-feira, 20. Em Araçoiaba, o treinamento das educadoras ocorre no horário de 8h às 12h, no auditório da Escola de Referência Municipal (Erem) Maria Gayão Pessoa Guerra, na Avenida João Pessoa Guerra, no  Centro. Já a emissão de documentos está prevista para ser realizada no sábado, 23, na Praça Maria Gayão Pessoa Guerra, no centro, no horário das 9h às 14h.
 
Em Cumaru, o horário também é de 8h às 12h, hoje e amanhã será realizado no Secretaria de Ação Social, na rua São Vicente de Paula,no centro da cidade. Na quarta-feira, será feito no Clube Social João Moura Borba, próximo à Prefeitura Municipal. Já a emissão de documentos está prevista para ser realizada no dia 12 de março, no horário de 9h às 14h,  no Clube Social João de Moura Borba.

Secretaria da Mulher de Pernambuco