quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SecMulher leva ações de cidadania para cinco unidades prisionais femininas.


A campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Mulher, vai facilitar o acesso à cidadania de mulheres apenadas de cinco unidades prisionais femininas pernambucanas. Nesta primeira edição voltada para este público alvo, o programa quer promover a regularidade civil das apenadas, através da emissão de documentos como a Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e de Identidade, e fotografias 3x4. Juntamente com a retirada da documentação, em cada uma das colônias penais e cadeias públicas visitadas pela SecMulher também está sendo realizada uma oficina sobre Gênero, Violência e Cidadania.
Técnicas da secretaria estiveram hoje, 22, desenvolvendo atividades da campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento na cadeia pública de Verdejante, no sertão pernambucano. Na sexta-feira, 25, estarão em Petrolina, também no sertão. A iniciativa já foi realizada na Colônia Penal Feminina do Recife, na unidade prisional feminina de Abreu e Lima e na Colônia Penal Feminina do município de Buíque, no Agreste.
As oficinas realizadas pela SecMulher nas unidades prisionais femininas abordam a importância da retirada de documentos para garantia dos direitos das mulheres e sua autonomia política, econômica e social. Enquanto que a temática de gênero envolve as questões do enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres, bem como da violência contra as mulheres e suas motivações.
Com isso, explica a gerente de fortalecimento sociopolítico da SecMulher, Karine Farias,  o objetivo é sensibilizar para a importância da documentação como uma condição à cidadania das mulheres. Outras edições do Nenhuma Pernambucana sem Documento vêm sendo desenvolvidas desde 2007, pela secretaria em parceria com outros órgãos governamentais.
 Secretaria da Mulher de Pernambuco