quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Queda do desemprego no Grande Recife


O desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) registrou queda em novembro, segundo a última Pesquisa Mensal do Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês, o número de desempregados caiu 1,0 p.p. na análise mensal, ao alcançar 5,7%. Já na comparação anual, houve estabilidade no percentual de desempregados. A pesquisa mostra ainda que, em doze meses, a população ocupada da RMR já cresceu 7,0%, o que representa 107 mil novos postos de trabalho.
A taxa de desocupação verificada no País, representada pelo conjunto das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, apresentou a menor taxa para o mês de novembro e a segunda menor de toda a série, iniciada em março de 2002, ao atingir 4,9%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador apresentou redução de 0,3 p.p..
Quanto aos grupos de atividade na RMR, na comparação anual, todos os setores, com exceção da “Indústria”, registraram crescimento no número de pessoas ocupadas. Já na análise mensal, apenas “Serviços Domésticos” e “Outros Serviços” variaram negativamente (-2,9% e -3,1%). As demais atividades, “Indústria”, “Construção”, “Comércio”, “Serviços Prestados à Empresas” e “Educação, Saúde, Administração Pública”, registram crescimento no número de ocupados na ordem de 1,9%, 6,6%, 6,6%, 2,2% e 1,1%, respectivamente.
No que se refere aos rendimentos dos empregados na RMR, a PME revelou que o rendimento médio real apurado pelo trabalhador, em novembro, foi de R$ 1.356,90, o que equivale a um aumento de 5,9% quando comparado a novembro de 2011. No entanto, a renda da RMR ainda permanece como sendo a menor dentre todas as capitais analisadas. O rendimento médio dos ocupados no País ficou em R$ 1.809,60 no mês.
CDL/Recife