quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto Maria da Penha vai a Escola pode se ampliar para o âmbito estadual‏


Técnicas da Secretaria Estadual da Mulher estiveram visitando a Secretaria Especial da Mulher do município de Caruaru no sentido de conhecer detalhes do projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas”. A iniciativa poderá servir de modelo para compor projeto a nível estadual.  
O projeto Maria da Penha vai à Escola vem sendo desenvolvido em Caruaru desde agosto do ano passado  A ação tem caráter preventivo e busca despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher. Entre as ações desenvolvidas está a distribuição de material didático, que aborda de maneira lúdica a questão da violência doméstica contra as mulheres. Hoje o projeto já alcançou cerca de duas mil pessoas entre pais, professores e educandos, entre outros.  
Estiveram presentes à reunião, a secretária especial da Mulher, Elba Ravane, a diretora de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, Amanda Samara, e as assessoras da Gerência de Enfrentamento da Violência de Gênero do Governo do Estado, Valéria Fernandes e Sileide Oliveira.  
Para a assessora da Gerência de Enfrentamento da Violência de Gênero de Pernambuco Valéria Fernandes, o pioneirismo da Secretaria Especial da Mulher de Caruaru na prevenção merece destaque. “Viemos conhecer de perto a experiência para que, a partir de Caruaru, o projeto seja realizado a nível de Estado”. Já a Secretária da Mulher de Caruaru Elba Ravane informa que incentivando o debate sobre a violência doméstica e/ou sexista, com a extensão de público, criou-se um diálogo com a comunidade escolar e com a população de maneira geral. “Não queremos combater a violência, queremos que ela não exista mais”, enfatizou.
Secretaria da Mulher de Pernambuco