terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Projeto ambiental em Igarassu

O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), juntamente com sua vice, Elcione Rocha, do mesmo partido, o secretário de meio ambiente do município, Roberto Siqueira e outras autoridades políticas da cidade, realizaram neste fim de semana, visita técnica na área de mangue da cidade. Na ocasião, foi anunciado o projeto “Vida Para o Mangue”.
            O programa é uma parceria entre a prefeitura de Igarassu, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Ong Centro Educacional de Recursos Humanos e Trabalho Ocupacional (Cerhto), sob a supervisão da professora e coordenadora de integração comunitária da Pró Reitoria de Extensão da UFRPE, Fátima Navarro.
            A iniciativa visa trabalhar a sustentabilidade ambiental da região, com ênfase para a destinação correta dos resíduos sólidos de maricultura. Segundo Navarro, “Essa ação é importante para a preservação ambiental e início de uma solução pra um problema que o mangue vem enfrentando há 500 anos”, afirmou.
            Durante o encontro também foi anunciado o plano que vai gerar blocos para a construção civil, utilizando a partir do mangue cascalhos de mariscos e outros crustáceos, como também ações de cidadania de integração social para os marisqueiros de Igarassu e o foco no turismo local.
            Em fase de finalização, a equipe envolvida na conscientização de dias melhores para o mangue, correm atrás de patrocínio junto a Petrobrás Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e a Agência Nacional de Águas (ANA).
             

Secretaria de Imprensa de Igarassu