segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Polícia Federal apreende 34 quilos de maconha, apreende dois adolescentes e prende mulher em Paulista


Policiais Federais lotados na Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE apreenderam, na última sexta-feira, dia 18/01/2013, por volta das 14hs, dois irmãos menores de 15 e 17 anos (o pai deles está preso por assalto, sua mãe e seu irmão por tráfico de drogas), bem uma diarista de 29 anos, natural de Recife/PE.
As apreensões e prisão ocorreram em virtude de investigações realizadas pela Polícia Federal através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, dando conta da existência de possível tráfico de drogas na Rua Marrocos situada no bairro de Pau Amarelo-Paulista/PE, o qual era comandado por um detento que atualmente está cumprindo pena no Presídio Aníbal Bruno e que possivelmente havia envolvimento de menores de idade, os quais eram responsáveis pelo repasse da droga. De posse dessas informações bem como das características físicas dos suspeitos foi montada duas equipes de policiais federais que se dirigiram para o local com vistas à localização e consequente prisão dos possíveis envolvidos.
A operação teve seu desfecho final quando por volta das 14hs, os federais visualizaram o encontro da compradora da droga na residência de uma menor negociando o repasse de 10Kg (dez) quilos de maconha, tendo sido de pronto abordadas e levada posteriormente para um imóvel em construção indicada pela menor, onde a droga estava armazenada, o qual já estava sob vigilância prévia dos policiais.
E ao ser feita uma busca minuciosa num dos quartos foi encontrado vários tabletes de maconha prensada (oriunda do Paraguai) que ao ser submetido a exame narcoteste resultou positivo para maconha, tendo totalizado um peso bruto de 34Kg (trinta e quatro) quilos da erva. Também foi apreendido outro menor de sexo masculino que estava nas redondezas, onde momentos antes havia jogado no quintal da casa por cima do imóvel um tablete de maconha, para pegá-lo posteriormente afim de efetuar a sua venda. A menor informou em seu depoimento que para guardar a droga ganharia cerca de R$ 3.000,00 (três mil) reais.
Terminado os trabalhos investigativos os menores foram apreendidos e a maior de idade (compradora da droga), foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levados para a Superintendência da Polícia Federal no cais do Apolo, para que fossem adotados os procedimentos de polícia judiciária. Inquérito policial foi instaurado e a droga apreendida, e por ser tratar de menores infratores foram encaminhados para a GPCA-Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente de Paulista/PE para os procedimentos de praxes que o caso requer.
Já a de maior idade foi autuada por tráfico e associação (artigo 33 e 35 da Lei 11.343/06) e caso, seja condenada poderá pegar penas que somadas ultrapassam os vinte anos de reclusão, sendo conduzida para o IML-Instituto Médico Legal para feitura de exame de Corpo de Delito e em seguida transportada para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Paulista/PE. Além da droga também foi apreendido uma balança eletrônica e (03) três aparelhos celulares.
Com informações do Assessor de Comunicação da Polícia Federal, Giovanni Santoro