sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Marinha: Balanço Parcial da Operação Verão


Durante as festas de final de ano, a Capitania dos Portos de Pernambuco esteve presente em todo o litoral pernambucano e em Fernando de Noronha, com mais de 100 militares envolvidos,  realizando ações de fiscalização de embarcações como parte da Operação Verão 2012/2013. A ênfase da Operação está nos aspectos relacionados à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar.
            Nas abordagens feitas pelas equipes de inspeção naval, estão sendo verificados, principalmente, habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação.
            No período de 26 a 30 de dezembro de 2012 foram feitas 237 abordagens, emitidas 36 notificações - a maioria no litoral sul do Estado, nas praias de Serrambi, Tamandaré e Barra de Sirinhaém. Além disso, três embarcações precisaram ser lacradas e apreendidas.
            A Operação Verão começou em 15 de dezembro de 2012 e segue até 17 de março deste ano com suporte de sete embarcações da Marinha. O objetivo da Operação é conscientizar a população, principalmente, condutores de embarcações, passageiros, banhistas e frequentadores de marinas e iates clubes para uma navegação segura.
            A Capitania dos Portos orienta que qualquer tipo de irregularidade ou infração seja comunicado por meio do nosso disque denúncia (81) 3424-7111, pelo http://operacaoverao.com/denuncie ou no site www.cppe.mar.mil.br. Além disso, também recebemos  denúncias por meio de fotografias ou filmagens, onde apareça o número de inscrição ou o nome da embarcação. Esses materiais podem ser enviados para o e-mail ouvidoria@cppe.mar.mil.br.

Capitania dos Portos de Pernambuco