sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

José Genoíno toma posse como deputado e não faz previsões sobre mandato


No Congresso, 17 novos deputados suplentes tomaram posse na quinta-feira (3). Entre eles, José Genoíno, condenado no processo do mensalão, que disse ter a consciência serena dos inocentes.

Com a Constituição nas mãos, José Genoíno chegou à Câmara para tomar posse pela sétima vez como deputado federal. Ele e outros 16 suplentes assumiram os cargos deixados por deputados que agora são prefeitos ou secretários municipais.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, José Genoíno disse que se sente confortável na volta à Câmara.
Questionado sobre a possibilidade de ser preso assim que terminar o prazo para recursos no Supremo, Genoíno disse que não faz previsões sobre quanto tempo vai ficar no mandato.
Ele também não quis falar sobre o julgamento e afirmou que vai exercer o mandato dia após dia. “Estou com a consciência serena da minha inocência. Mais cedo ou mais tarde, a verdade aparecerá”, disse.
A volta de Genoíno teve apoio do partido dele, o PT. “O PT entende que só há o mecanismo da perda de mandato por qualquer mecanismo decisório, quando houver sentença transitada em julgado. Até que haja do nosso entendimento, não é esse evento”, afirmou o deputado Ricardo Berzoini.
Não há prazo para o Supremo Tribunal Federal julgar os recursos. Assim, a demora ou a rapidez para a aplicação das penas está nas mãos dos ministros do Supremo.
TV Globo