quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Geraldo Júlio convoca movimento Novo Jeito para firmar parcerias


Em seu sexto dia de trabalho à frente da prefeitura do Recife, Geraldo Júlio convocou a liderança do Movimento Novo Jeito, que vem chamando a atenção pelo incentivo à solidariedade e à mobilização social, para uma reunião na sede da prefeitura. Ele queria conhecer as pessoas que estão por trás de tantos atos de solidariedade que tem sido vistos em todo o Estado, principalmente depois da última mobilização,#MaisAmor,  que foi capa dos principais jornais pernambucanos no primeiro dia de 2013. O prefeito enalteceu o trabalho do grupo e se colocou à disposição para realizar parcerias que beneficiem os recifenses. Geraldo destacou que os valores propagados pelo movimento, de unidade e ações em prol dos mais necessitados, são os mesmos que o seu governo vai imprimir na PCR durante os próximos quatro anos.

“Me identifico muito com essa mobilização de vocês, até porque, sei muito bem que ninguém consegue resolver nada sozinho. Vamos unir forças”, pontuou Geraldo. Uma das iniciativas do Novo Jeito que a PCR deve apoiar é o projeto “Faça a diferença”. Por meio dela, a ONG promoverá, em maio, um encontro voltado para o público jovem com profissionais de destaques em diversas áreas. Esses profissionais ministrarão palestras orientando os jovens.

O prefeito fez questão de ressaltar a identificação que sentiu com as bandeiras defendidas pelo movimento. “Na minha vida particular, eu sou muito parecido com o que vocês fazem. Eu vi que vocês tiveram origem em um momento muito marcante para mim, que foi a Operação Reconstrução”, lembrou Geraldo, citando a força-tarefa montada pelo Governo do Estado durante 120 dias para intensificar as ações em prol das vítimas das enchentes de 2010, na Mata Sul. “O Governo do Estado uniu todos os esforços para agir rápido e ajudar a população. Foi o nosso maior desafio, mas o que mais me chamou a atenção foi a mobilização popular. A quantidade de pessoas que ajudaram, seja enviando donativos ou colocando a mão na massa para erguer uma casa, por exemplo, foi especial”, revela.
Geraldo Julio, disse ainda que pretende motivar o recifense a participar de movimentos e ações voluntárias em prol da cidade. Segundo ele, um projeto relacionado ao tema deve entrar em vigor até o dia 20 e será permanente. O prefeito também fez uestão de citar suas iniciativas de criar mobilizações nos órgãos onde trabalhou, como o projeto “Tribunal Solidário”, do Tribumal de Contas do Estado (TCE), e a “Ação Confraterniza”, que mobilizou funcionários do Estado,
Idealizador do Movimento Novo Jeito, Fábio Silva também contou histórias reveladas pela atuação do movimento. “Ao entregar uma cadeira de rodas, perguntei a uma senhora quais os sonhos dela. Um deles era a cadeira de rodas, ela disse. O outro era tomar sorvete diet, já que ela era diabetic. Bastou postarmos a experiência no perfil do Novo Jeito no Twitter que apareceram 18 pessoas com potes de sorvete para presenteá-la”, lembrou Fábio. O líder convidou ainda todos os participantes a fazerem uma oração ao fim da reunião, desejando sorte ao novo prefeito. “A gente quer participar desse processo de construção, de esperança, de justiça. Nós queremos ofertar aqui um banco de talentos que a sociedade tem para a construção do novo Recife”, afirmou. Além do prefeito, participaram da reunião a primeira-dama, Cristina Melo, o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, e o secretário de Imprensa, Carlos Percol.
NOVO JEITO – O movimento surgiu em junho de 2010 com a finalidade de ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o Estado nesse mesmo período. Desde então já realizou in;umeras mobilizações, que vão desde a doação de cadeiras de rodas (282 já foram doadas) e aparelhos auditivos, até o oferecimento de cursos profissionalizantes e atividades extra-curriculares para adultos e crianças do Coque, a arrecadação de 18 toneladas de alimentos que já foram enviados para as vítimas da seca, incentive à doação de sangue, entre outras. Hoje, o movimento já conta com quase 30 mil seguidores nas redes sociais e cerca  de 200 voluntários que atuam diretamente nos projetos. O foco segue dois objetivos: gerar inspiração solidária para as pessoas e mobilizar  atividades sociais.

Serviço:
twitter: @onovojeito