quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Continuam abertas inscrições para o Pernambuco em Dança 2013


Faltam poucos dias para o fim das inscrições do Festival Pernambuco em Dança 2013. Poderão participar grupos profissionais e amadores, escolas e academias, grupos de pontos de cultura e projetos sociais de qualquer estado do país e estrangeiros. As inscrições serão feitas até 20 de janeiro deste ano. O material (ficha técnica, release e fotos em alta resolução gravados num CD e um DVD com a coreografia a ser apresentada) deve ser enviado pelos Correios para a Rua Vidal de Negreiros, nº 318, Apartamento 701, Edifício São José – Recife-PE – CEP: 50.020-480.
O regulamento para a inscrição está no blog
http://pernambucoemdanca.blogspot.com.br/p/regulamento.html. O Festival Pernambuco em Dança acontecerá entre nos dias 16 de março e 29 abril em diversos palcos da Região Metropolitana do Recife e interior e esta 13ª edição homenageia Ubiracy Ferreira e o Balé de Cultura Negra do Recife.
Homenageados
Ubiracy Ferreira -
Ubiracy Ferreira, criador e diretor presidente vitalício do Balé de Cultura Negra do Recife – Bacnaré. Ele, que também é professor, tem uma ligação com a dança e as tradições africanas desde os sete anos de idade, e aos dezesseis já andava envolvido com o trabalho comunitário no Alto do Pereirinha.
Além de ter sido o primeiro bailarino negro a dançar um afro no Teatro de Santa Isabel, ainda na década de 1950, pode-se dizer que ele relaciona-se com a cultura afro de forma "religiosa", visto que quem o despertou para tal foi o culto aos Orixás.
Na década de 1980, ao lado do Mestre Zumbi, Ubiracy Ferreira e o Balé de Cultura Negra do Recife tiveram o reconhecimento público do seu importante trabalho de manutenção das tradições culturais do povo da África que povoou o Brasil, passando a figurar nos principais eventos artísticos e culturais de Pernambuco, iniciando, também, uma série de viagens nacionais e internacionais. Foram visitados países como França, Bélgica, Inglaterra, Polônia, Espanha, Alemanha, Grécia e Taiwan, difundindo, assim, a dança afro-pernambucana.
 
Balé de Cultura Negra do Recife -
Conhecido também por Bacnaré, o Balé de Cultura Negra do Recife deu os seus primeiros passos em Novembro de 1985, sob a orientação do professor, pesquisador e coreógrafo Ubiracy Ferreira. Passou a ser autamente conhecido e difundido por extrapolar os limites da dança para incentivar nos seus integrantes o interesse pela pesquisa e conhecimento maior das suas raízes culturais.
Hoje, abrilhanta não só as plateias do Recife, assim como as de vários países da Europa, Ásia e América Latina. Por onde passou deixou encantamento e um sentimento de admiração e respeito, por um trabalho sério e digno fazendo todo o público que o assiste se contagiar e dançar com seu ritmo forte e vibrante difundindo a riqueza de suas manifestações culturais resultante da miscigenação da força das três raças (índia, negra e branca).
São jovens que brilham através da arte da dança.
No decorrer de todos estes anos em suas várias viagens internacionais, o BACNARÉ recebeu 160 prêmios sendo considerado um dos grupos brasileiros com maior número de prêmios internacionais.
Com informações da jornalista Mariângela Borba