quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Amanda Gurgel, a professora que conquistou o Brasil, toma posse como Vereadora de Natal

Com 32.819 votos Amanda elegeu-se e é também proporcionalmente a vereadora mais votada do país. A professora potiguar ficou conhecida nacionalmente por causa de seu discurso em 2011 realizado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Seu depoimento sobre a precariedade do ensino público no Estado causou grande repercussão nas mídias sociais refletindo a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Em seu discurso de posse, Amanda falou sobre o caos que vive a capital do Rio Grande do Norte, denunciou os projetos de privatização dos serviços públicos realizados pelo governo Dilma (PT) e ainda afirmou que vai fazer de tudo para barrar o aumento nos salários dos vereadores que passarão a receber R$ 17, 18 mil esse ano. “O povo lá fora não entende como pode, em meio a essa crise, os vereadores terem um aumento absurdo como esse em seus salários. Reafirmo aqui o meu compromisso de votar contra e fazer de tudo para barrar esse aumento”, declarou a vereadora socialista.
Eu represento aqui o recado das ruas e das urnas. Dos 32.819 indignados que votaram na professora Amanda Gurgel, mas não só isso. Represento principalmente os setores mais explorados e oprimidos da cidade. Por isso, vereadores e vereadoras, é necessário neste momento ouvir o recado das urnas que não quer uma Câmara submissa, que não quer uma Câmara que funcione em base a conchavos e ao clientelismo, com privilégios. O povo está cansado, o povo quer mudança”, afirmou. A eleição contou com três chapas, Albert Dickson (PP) eleito com 21 votos, Hugo Manso (PT) que teve cinco votos e Amanda Gurgel (PSTU) que obteve três votos. 
Ao final de seu discurso, Amanda fez um chamado aos trabalhadores e as trabalhadoras para continuarem lutando e organizados. “O meu partido, o PSTU, acredita que não é dentro dos gabinetes que as verdadeiras mudanças acontecem. Essas virão das mobilizações populares, virão do povo organizado, virão dos mais explorados e dos mais oprimidos, virão daqueles que estão cansados de serem enganados com as falsas promessas, virão de mulheres e homens que se levantarão para construir uma sociedade igualitária e socialista em que o verdadeiro poder esteja nas mãos daqueles que constroem a riqueza da nossa cidade e do nosso país”, finalizou. 

“Eu vim de longe sem ganhar nenhum real e elegi Amanda em Natal”

Essa foi uma das palavras de ordem gritada em Natal na atividade que lembrou o período das eleições, momento em que vários militantes se deslocaram para a campanha na cidade. Todos foram com o objetivo de mostrar a população de Natal que o PSTU tem um programa para a cidade. “Natal para os trabalhadores” foi o lema da campanha que indicou a inversão de prioridades. “Com Amanda vereadora, a capital do Rio Grande do Norte poderá agora contar com uma representação parlamentar voltada aos interesses da classe trabalhadora e não mais para satisfação dos patrões e dos ricos”, afirmou Jair Pedro, ex-candidato à prefeitura de Recife, que prestigiou a atividade na última terça-feira (01).

Ficamos satisfeitos e orgulhosos com essa candidatura que já deu início com o pé esquerdo. Amanda entra na Câmara exigindo que os vereadores barrem o aumento de seus salários e priorizem os interesses do povo pobre e trabalhador”, afirmou. Jair também lembrou o outro vereador do PSTU eleito nas eleições de 2012, em Belém do Pará. “Os operários voltam a ter esperança em Belém sabendo que agora tem um vereador comprometido com as lutas históricas da classe trabalhadora. Eles sabem que Cléber vai junto com eles buscar uma vida digna”, declarou. Cleber Rabelo é o primeiro operário eleito em Belém.

Veja o discurso da educadora:

 

Assessoria PSTU/PE