quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A posse dos novos prefeitos no Grande Recife


Cabo de Santo Agostinho

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo Gomes, o Vado da Farmácia, tomou posse do cargo na manhã desta terça-feira (1º). Ele chegou à Câmara Municipal da cidade na Região Metropolitana do Recife por volta das 10h, com a esposa e dois filhos, além de secretários municipais. Ele entrou ao lado da vice-prefeita Edna Gomes (na foto com ele), foi recebido com aplausos e se emocionou em vários momentos da cerimônia de posse.

"É muito importante pra mim, como filho de vigilante, guarda municipal, filho de família humilde, chegar a ser administrador de uma cidade tão importante como essa em Pernambuco", conta Vado da Farmácia, sobre a emoção de ser empossado. "O povo pode esperar um processo de continuação das coisas boas, sabendo que aquilo que foi bom vai continuar e, no que erramos, vamos procurar consertar para fazer do nosso município um lugar cada vez melhor para o povo do Cabo", afirma.

Igarassu

Com superlotação na Câmara Municipal localizada no Sítio Histórico da cidade, o prefeito Mário Ricardo e a vice-prefeita, Professora Elcione, foram empossados na tarde desta terça-feira em solenidade juntamente com os 13 vereadores que irão compor o quadro da Casa de Duarte Coelho.  Durante o discurso, o trabalhista declarou que recebe um município com menos de 5% das residências saneadas, com desigualdades sociais, com prédios públicos sem condições de funcionamento e poucas praças, além de comunidades abandonadas. 
O novo prefeito da cidade destacou também que vai respeitar cada centavo que entrar nos cofres públicos do município e lembrou que quem toma conta de algo tem que dar conta.  “Estou consciente dos enormes desafios que vamos encontrar, mas clamo pelos filhos naturais e adotivos de Igarassu para trabalharmos em conjunto e cuidar das pessoas com a implantação de um novo modelo de governo, frisou o trabalhista.
Após a programação, o novo prefeito Mário Ricardo e a vice, Professora Elcione seguiram caminhando até a sede da prefeitura onde receberam a chave da sede municipal. Logo em seguida, convidados e o público festejaram a chegada do novo gestor com shows de artistas locais e atrações culturais em palco que foi montado nas proximidades.
Recife
Reafirmando a promessa de campanha de muito trabalho, o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) foi empossado, em cerimônia realizada na Câmara dos Vereadores da capital, na tarde desta terça-feira (1º). Em um discurso de meia hora, depois de duas horas de atraso, Geraldo agradeceu aos aliados, à familia e ao povo que o elegeu, ressaltando que 'o Recife não precisa de um herói', mas sim de 'quem tenha disposição para o trabalho'. O vice-prefeito eleito, Luciano Siqueira (PCdoB) também foi empossado. O governador Eduardo Campos (PSB), o vice-governador João Lyra Neto (PDT) e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participaram da cerimônia.
Discurso - Durante o discurso, Geraldo exaltou também o trabalho desenvolvido pelo governador Eduardo Campos. "Sei que o governador terá um lugar de destaque no futuro político do Brasil", afirmou o prefeito, destacando ainda que o desenvolvimento econômico vivido pelo estado tende a crescer nos próximos anos, com a retomada do crescimento da capital do estado. "O Recife tem que voltar a ocupar o lugar de destaque que sempre teve", defendeu o novo prefeito.
Jaboatão dos Guararapes
O prefeito reeleito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), chegou de bicicleta à cerimônia de transmissão de cargo, nesta terça-feira (1º), depois de ser reempossado em cerimônia realizada no auditório de uma faculdade particular da cidade, que fica na Região Metropolitana do Recife.
"Eu havia dito que, este ano, nós vamos priorizar a mobilidade humana: ao invés de priorizar o veículo, vamos olhar para os pedestres, trabalhar espaços para os ciclistas, porque esta é a forma de trabalhar a nova mobilidade, por isso, humana. Nós pretendemos construir 30 km de ciclovias, inclusive a primeira ciclovia intermunicipal de Pernambuco, ligando a Avenida Boa Viagem à Praia do Paiva, no Cabo", disse Gomes, antes de entrar no prédio onde aconteceria a solenidade. Ele percorreu um trecho de 700m entre os dois imóveis.
Câmara - Durante a posse dos 27 vereadores, uma chapa única foi lançada para o comando da Câmara. Ricardo Valois (PT) foi escolhido o presidente. Na sequência, os vereadores deram posse ao vice-prefeito Heraldo Selva (PSB) e ao prefeito Elias Gomes. Ele foi reeleito com 62,93% dos votos válidos - 187.864 votos.
Olinda



O prefeito reeleito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), tomou posse nesta terça-feira (1º), na Câmara de Vereadores da cidade. Antes da solenidade, Calheiros falou com a imprensa sobre as prioridades para o segundo mandato. "O que eu quero muito nesta gestão é estar mais perto do povo, nas ruas. Como muitas coisas já estão com orçamento aprovado, com recurso garantido, eu quero estar nas ruas tendo retorno da população sobre o que está sendo feito e o que precisamos fazer", disse.

O comunista teve 102.295 votos, o que corresponde a 50,45% dos votos válidos, e venceu no primeiro turno. Renildo Calheiros destacou as obras de infraestrutura na cidade que serão priorizadas nesta gestão. Ele informou que estão reservados R$ 50 milhões para obras nas áreas com risco de desabamento, para evitar acidentes na época de chuva. 

O prefeito reeleito também prometeu investir na urbanização das comunidades de Sapucaia e Aguazinha, com atenção especial às obras de canais. Sobre o carnaval, Renildo garantiu que está tudo pronto e que a organização da festa sofreu poucas mudanças.

Com informações do Portal G1 e da Assessoria de Comunicação de Igarassu