sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PIB aponta Ipojuca como o segundo maior município do Estado‏


Os municípios que tiveram maior participação no Produto Interno Bruto de Pernambuco em 2010 foram: Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.

Juntos participaram com 57,9% do PIB de Pernambuco e com 31,2% da população. Vale ressaltar que somente 25 dos 185 municípios pernambucanos em 2010 representaram
aproximadamente 79% do PIB do Estado, enquanto possuem 58% da população residente.


Entre os 185 municípios pernambucanos, Ipojuca apresentou o maior incremento de
participação em relação ao ano de 2009 (0,78 ponto percentual (p.p.)). As maiores contribuições para esse ganho foram das atividades do comércio, da indústria de transformação (estaleiro) e serviços prestados às empresas. Seu PIB é o 60º maior do Brasil e o 11º do Nordeste e ganhou oito posições nacionalmente e duas regionalmente, com relação a 2009.

Ipojuca concentrou 7,5% do setor terciário de Pernambuco em 2010 e tem como maior
atividade o comércio ( 2º maior do estado) com destaque para o atacadista de combustíveis em geral, seguido dos serviços de alojamento e alimentação (ligados ao turismo), e de transportes

Pesquisa - O Produto Interno Bruto dos Municípios é calculado sob metodologia uniforme para todas as Unidades da Federação, e é integrado conceitualmente aos procedimentos adotados nos sistemas de Contas Nacional e Regional, de maneira que os seus resultados sejam coerentes e comparáveis, entre si e com o resultado nacional e regional. Seguindo o mesmo período considerado nas contas regionais do Brasil, a série do Produto Interno Bruto dos Municípios foi reconstruída a partir do ano de 2002.

Os novos procedimentos metodológicos adotados nas contas nacionais e regionais modificaram e atualizaram a composição interna do PIB do Brasil e de todas as unidades da federação. Essas alterações impactaram diretamente no peso relativo das atividades na geração de valor agregado. Desse modo, esse novo vetor de peso das atividades econômicas refletiu, imediatamente, na composição do PIB dos Municípios.

Imprensa Condepe/Fidem