segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novos Secretários no governo de Pernambuco


O governador Eduardo Campos empossou sexta-feira(14/12) na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, cinco novos secretários. Durante a cerimônia, Eduardo ressaltou as conquistas do ano de 2012 e disse que a alteração no secretariado reafirma a política do Governo. “Essas mudanças não alteram nossas metas nem nossa forma de governar, porque temos um modelo de gestão definido”, completou. 
            “Tudo o que foi conquistado pelo Governo é fruto de um trabalho de equipe, que acontece com êxito devido a um modelo gestão já existente”, explicou Eduardo, agradecendo a todos aqueles que passaram pela sua gestão. Para o governador, Pernambuco está crescendo no ritmo certo, mesmo com todos os percalços da economia mundial.
“Batemos o recorde de investimentos com recursos públicos, só este ano foram cerca de R$ 3 bilhões. No próximo ano vamos continuar enfrentando um período difícil na economia, onde chegará um momento que só incentivar o consumo não será suficiente para desenvolver a economia da nossa região”, explicou.
Dos cinco gestores empossados, quatro são novos no Governo, a exceção é Ricardo Dantas, que ocupou o cargo de secretário de Administração e agora assume a Educação, no lugar de Anderson Gomes. A antiga pasta de Dantas será comandada por Décio Padilha. 
Animado com proposta, Padilha disse que esse trabalho começou em 1996, no terceiro Governo de Arraes, quando Eduardo ainda comandava a Secretaria da Fazenda. “Naquele momento percebi que uma nova geração estava pronta para transformar o serviço público”, relatou o secretário. 
Diante de um novo desafio, Ricardo Dantas, que passa a ocupar a Secretaria de Educação, agradeceu a confiança depositada pelo governador e enfatizou o compromisso no trabalho público. “Essa confiança nós buscamos retribuir com dedicação e empenho”, declarou, ressaltando que precisa da equipe da educação para cumprir as metas do setor. 
Aluísio Lessa assumiu a pasta de Articulação Social e Regional, que antes esteve sob o comando de Sileno Guedes. A secretaria de Governo, que foi gerida por Lauro Gusmão, agora está sob a administração de Milton Coelho. Raquel Lyra deixa a pasta da Criança e da Juventude para Pedro Eurico. 
O governador admitiu que algumas alterações já estavam agendadas por solicitação dos próprios secretários, e outras foram necessárias devido à composição da equipe da gestão de Geraldo Julio, prefeito eleito do Recife. 
Além da primeira-dama Renata Campos e do vice-governador João Lyra Neto, participaram da posse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito do Recife, João da Costa.

Segue, abaixo, o perfil dos novos secretários:

Aluísio Lessa (Articulação Social e Regional)
José Aluísio Lessa da Silva Filho, 54 anos, natural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o segundo e terceiro governos de Miguel Arraes, exerceu cargos no gabinete e assessoria política do governador. Posteriormente, de 1999 a 2004 e em 2006, foi assessor parlamentar do então deputado federal Eduardo Campos. No primeiro governo de Lula, desempenhou a função de coordenador da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a Região Nordeste pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nomeado pelo governador Eduardo Campos em 2007, exerceu a função de secretário de Articulação Política até 2010, quando deixou o cargo para disputar e assumir o mandato de deputado estadual.

Décio Padilha (Administração)
Décio José Padilha da Cruz, 43 anos, é pernambucano, casado, pai de duas filhas, formado em Administração pela Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). Sua vida profissional teve início em 1992, como gerente de agência do extinto Banorte. Em 1993 ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado como Auditor Fiscal, ocupando diversos cargos, entre eles, diretor de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, entre 1999 e 2006, e membro permanente do Conselho de Política Tributária da Secretaria da Fazenda, de 2002 a 2006. Em janeiro de 2007 assumiu a Diretoria Comercial e de Atendimento da Compesa, cargo que ocupou até agora.
Milton Coelho (Governo)
Milton Coelho da Silva Neto, 47 anos, é natural de Codó, no Maranhão. Casado e pai de três filhos, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco desde 1991. Sua atuação política teve início nos anos 80 ao participar de movimento estudantil, quando fez as campanhas socialistas de 82 a 86.  Foi assessor especial do então Secretário de Governo, Eduardo Campos, diretor-geral da Secretaria da Fazenda e diretor Administrativo-Financeiro da Compesa durante o último Governo Arraes (1995-1998).  Atuou ainda como assessor do secretário de Administração da Prefeitura do Recife, Danilo Cabral, em 2001, na primeira gestão de João Paulo. Em seguida foi nomeado secretário Nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2008 foi eleito vice-prefeito do Recife, na chapa com João da Costa.

Pedro Eurico (Criança e Juventude)
Pedro Eurico de Barros e Silva, 61 anos, pernambucano, é advogado e iniciou sua carreira política como militante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife. Defendeu moradores de várias ocupações de terra no Recife e Região Metropolitana. Durante a ditadura militar, defendia presos políticos, denunciava a tortura e a perseguição política. Em 1982 foi eleito vereador do Recife e em 1986, deputado estadual pelo PSB. No segundo Governo Arraes (1986-1990) ocupou a Secretaria de Habitação, onde criou o Programa Chão e Teto, que viabilizou a construção de 20.000 casas populares, urbanização de favelas e regularização de títulos de posse de terras no Grande Recife. Foi reeleito deputado estadual em 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Foi líder da oposição na legislatura de 1990 e presidente da Assembléia no biênio 1995-1996.

Ricardo Dantas (Educação)
José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira, 47 anos, é recifense, é graduado pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Servidor Público de Pernambuco desde 1988, foi Auditor Fiscal do Tesouro Estadual na Secretaria da Fazenda onde exerceu, entre outros cargos, o de diretor-adjunto de Controle do Tesouro Estadual (1996 - 1998). Nesse mesmo ano, na terceira gestão de Miguel Arraes, foi o responsável pelo projeto que criou o Modelo de Controle Interno da SEFAZ. É Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Pertence ao corpo docente das Escolas de Governo e de Administração Fazendária e da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). Na primeira gestão de Eduardo Campos foi responsável pela implantação da Secretaria da Controladoria Geral do Estado em Pernambuco e pelo desenvolvimento do Portal da Transparência, principal instrumento de controle social disponibilizado pelo Governo do Estado. Em 2011 assumiu a Secretaria Estadual de Administração.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco