terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Marinha inicia Operação Verão no litoral pernambucano


No dia 15 de dezembro, a Marinha do Brasil dá início à Operação Verão no Litoral pernambucano e em Fernando de Noronha, envolvendo  militares da Capitania dos Portos de Pernambuco, Hospital Naval do Recife e da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Pernambuco.
            A ênfase da Operação será nos aspectos relacionados à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar. Os principais aspectos a serem verificados serão: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação.
            A ação visa orientar e educar a população, principalmente, condutores de embarcações, passageiros, banhistas e frequentadores de marinas e iates clubes para uma navegação segura. Até 15 de março, a Marinha do Brasil estará com sete embarcações constantemente na água, incluindo lanchas, motoaquática e botes infláveis. Nesse período,  as equipes de inspeção naval irão ressaltar os mandamentos da Segurança no Mar:

1 – Não esqueça a habilitação quando for navegar;
2 – Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio;
3 – Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas;
4 – Respeite a lotação da embarcação;
5 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
6 – Não polua o mar;
7 – Faça a manutenção correta de sua embarcação;
8 – Respeite a vida, seja solidário;
9 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio; e
10 – Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.

            Qualquer tipo de irregularidade ou infração é importante que seja comunicado o fato à Capitania dos Portos, por meio do nosso disque denúncia (81) 3424-7111. Além disso, recebemos também denúncias por meio de fotografias ou filmagens, onde apareça o número de inscrição ou o nome da embarcação. Esses materiais podem ser enviados para o e-mail ouvidoria@cppe.mar.mil.br.

Capitania dos Portos de Pernambuco