terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Compesa: Sistema Alto do Céu paralisa atividades


Para instalar um macromedidor na Adutora de Monjope, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, parte do Sistema Alto do Céu ficará sem funcionar por 24 horas. Com isso, 15 localidades da Zona Norte do Recife e de Olinda terão o abastecimento de água interrompido entre a 0h de quinta-feira (13) e a 0h da sexta (14). A normalização ocorrerá de acordo com o calendário de cada área.

O macromedidor é um equipamento que tem a função de medir todo o volume de água que é transportado por um determinado sistema. No caso de Monjope, a Compesa vai poder acompanhar a vazão que sai da barragem em direção à estação de tratamento de água de Alto do Céu. Vários outros dispositivos semelhantes estão sendo instalados em sistemas de abastecimento no Estado. “Já temos 47 equipamentos como esse funcionando na Região Metropolitana do Recife e a meta é chegar a 56”, destacou a superintendente de controle Operacional, Maria Julita Formiga.

Os investimentos na macromedição estão sendo feitos em todo o Estado por meio do Programa de Macromedidores (Promac), que vai implantar 252 macromedidores no Agreste e 81 no Sertão de Pernambuco. O investimento total é da ordem de R$ 9 milhões e a previsão é de que todos os equipamentos estejam instalados até dezembro de 2013.

A instalação dos macromedidores é uma das ações do Programa de Redução de Perdas, em curso na Compesa. Além desses equipamentos, o programa envolve ações de micromedição (instalação de hidrômetros), troca de tubulações e setorização da rede, que visam o controle mais efetivo de toda água que a companhia produz e que é distribuída à população. “Estamos dividindo as cidades em setores de distribuição de água, todos eles com equipamentos de controle das pressões e vazões, o que garantirá uma distribuição de água mais regular”, informou a superintendente.

LOCALIDADES QUE VÃO FICAR SEM ÁGUA

Alto do Brasil
Alto do Pascoal
Alto José Bonifácio
Alto Santa Terezinha
Córrego do Deodato
Córrego da Padaria
Ladeira de Pedra
Rua Tamboara
Alto do Pereirinha
Córrego da Calma
Córrego Abdias
Alto da Conquista
Rua Eládio Camboim
Córrego do Bombeirense
Rua Antônio Meira



Imprensa Compesa