sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Compesa remove ligações clandestinas da adutora de Jucazinho


Após dois meses de fiscalização, a Compesa descobriu 17 casos de desvio de água ao longo de 40 quilômetros do trecho sul da Adutora de Jucazinho, que abastece pouco mais de 300 mil pessoas nos municípios de Cumaru, Riacho das Almas, Toritama, Caruaru, Bezerros e Passira, no Agreste do Estado. Com o corte das ligações clandestinas, houve um ganho de 15% na vazão da adutora na região de Caruaru, que concentra a maior população da região.
Segundo o coordenador de Produção de Jucazinho, Clodoaldo Veloso, a água bruta estava sendo furtada principalmente para irrigar plantações e encher barreiros em propriedades rurais. Destaca-se o caso de um haras localizado no povoado de Areias, em Bezerros, que estava usando a água para irrigar um campo gramado usado para o treinamento de cavalos.
“Apesar de a barragem de Jucazinho ainda estar com um nível de 60%, o combate ao desperdício é crucial nesse período de seca. Com o ganho de vazão que tivemos, garantimos a segurança hídrica dessas cidades por mais tempo”, declarou Veloso.
Os técnicos da Compesa removeram todas as ligações clandestinas e isolaram equipamentos como válvulas e ventosas, inviabilizando que os desvios fossem refeitos. Todos os proprietários foram notificados de que, em caso de reincidência, a companhia iria acionar a polícia para abrir inquérito criminal pela prática de furto.
Imprensa Compesa