terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Campanha estimula denúncia de crimes contra as mulheres


A Secretaria Estadual da Mulher lançou nesta segunda-feira, 17, em Boa Viagem, a Campanha Basta de Violência contra as Mulheres - versão 2012. A proposta da iniciativa é chamar a atenção da população para a ideia de que a violência doméstica e sexista é crime e dá cadeia.
 
A ação faz parte do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e prevê a circulação de material na mídia, entre eles um vídeo educativo, e panfletagem em espaços públicos, com foco no estímulo para que as vítimas de violência doméstica denunciem através do “Disque 180” e do telefone da Ouvidoria da Mulher 3183.2963. 
 
Para denunciar casos de violência contra as mulheres, se pode ainda comparecer a uma das nove delegacias especializadas no atendimento a mulheres no Estado. 
 
Dentro desta política pública de enfrentamento à violência contra a mulher, o Governador Eduardo Campos também instalou a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, durante reunião do programa Pacto pela Vida, ocorrida na sede da Seplag
 
"Para acabar com a violência, não basta realizar operações policiais. É preciso levar conhecimento à população, para que ela entenda a importância de denunciar as agressões. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia", afirma a secretária de Mulher, Cristina Buarque. Ela explica que, com o tempo, as mulheres estão notando que têm o direito de ser respeitadas e protegidas pelo poder público. "Essa nova visão tem feito o número de casos de violência diminuir", registra a gestora. 
 
As peças publicitárias entram em circulação nesta segunda-feira e continuam no ar até o carnaval. Segundo Cristina Buarque, a campanha circula nesta época do ano para prevenir crimes durante as festas de fim de ano e o carnaval. Todas as ações fazem parte da campanha Basta de Violência contra a Mulher, que promove ações educativas desde 2007.
 
Em 2012, 187 mulheres foram assassinadas por seus parceiros. Enquanto no ano anterior, foram 247. "Para aperfeiçoarmos o sistema de combate à violência contra a mulher, precisamos ser informados sobre as agressões. Por isso, usamos a campanha para sensibilizar as pessoas para usar o telefone para fazer a denúncia", explica a secretária.
De 2007 a 2012, as ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Pernambuco fizeram parte do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres. O documento, criado no âmbito do Pacto pela Vida – Programa Estadual de Segurança Pública foi estruturado a partir de cinco eixos: proteção, punição, prevenção, assistência e produção de conhecimento.
 
De acordo com o governo do estado, entre 2009 e 2012, as seis unidades do Núcleo de Abrigamento e da Rede de Casas-Abrigo atendeu 142 mulheres e abrigou outras 220 e seus dependentes menores de 18 anos, totalizando 393 crianças e adolescentes abrigados. Atualmente, seis mulheres e 13 crianças e adolescentes estão abrigadas em Pernambuco.
 
PREVENÇÃO - Com relação à Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a secretária executiva vai funcionar no quinto andar do prédio da Secretaria, no bairro do Recife. Sua função será a de elaborar estratégias de combate às agressões e também monitorar os casos denunciados.
 
Farão parte da Câmara membros das secretarias da Mulher, de Direitos Humanos, de Defesa Social e de Desenvolvimento Social .Também participarão das discussões juízes, promotores, desembargadores e corregedores.

Secretaria da Mulher de Pernambuco