sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Universidade de Pernambuco realiza vestibular em penitenciária


De forma inédita no Sistema Penitenciário do Estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) aplicará provas de vestibular numa unidade prisional. Nos próximos dias 25 e 27, das 8h às 12h, 15 reeducandos do regime semiaberto, que cumprem pena na Penitenciária Agro Industrial São João, em Itamaracá, farão o concurso.  
A maior parte deles optou pelo curso de Administração (7). Os demais escolheram Ciências Biológicas (2) e o restante se dividiram em Letras, Enfermagem, Direito, História, Serviço Social e Medicina.
Com cerca de 30% da sua população carcerária estudando, Pernambuco tem a melhor média percentual do País, que é de apenas 10%. Até o final 2012, a Secretaria de Ressocialização entregará 34 novas salas de aula, o que aumentará a oferta de estudo para reeducandos no próximo ano letivo. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Recentemente, também de forma pioneira no Estado, o reeducando Antonio Marques de Albuquerque, aluno da Escola Estadual Paulo Freire, instalada na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, foi contemplado com a bolsa de estudo do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Ele cursará Administração de Empresas.   
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco