segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mãe encontra filhos levados pelo pai em João Pessoa


A dona de casa Juliana Accioly, mãe de Yohan, de 6 anos, e Yan, 5, já está com os pequenos. Os garotos foram encontrados em uma casa em meio a um matagal em João Pessoa, na Paraíba, por volta das 14h desta segunda-feira (26). Os dois meninos foram entregues ao pai, o oficial de justiça da Paraíba Antônio Augusto de Brito Guerra Galvão, 35, no último dia 10. O casal é separado há seis anos e o ex-marido tem o direito judicial de ficar com as crianças no final de semana a cada 15 dias. No entanto, não os levou de volta para casa desde então. Por não se tratar de crime, mas de contravenção pelo descumprimento da norma judicial, o pai não foi preso.

Em busca dos filhos, Juliana Accioly registrou queixa na Delegacia de Boa Viagem e foi encaminhada para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Segundo a polícia, apesar da comoção social que o caso ganhou, não se trata de rapto, sequestro ou mesmo desaparecimento. Os meninos saíram com o próprio pai, que tem o direito de estar com eles, trata-se de uma contravenção penal, o descumprimento da decisão judicial que permitia que ele estivesse com as crianças apenas nos finais de semana. O principal suspeito do sumiço responderá em liberdade pelo descumprimento.

O caso foi investigado pelo delegado Paulo Berenguer. Durante as diligências, o homem foi localizado através de um rastreamento feito pelas compras do cartão de crédito. Segundo as crianças, ele estaria passeando em João Pessoa e comprou muitas roupas e brinquedos.

Os garotos moram com a mãe no bairro de Setúbal, mesmo local em que vivem os pais de Antônio Augusto. Mas os avós informaram não ter notícias do filho há um mês. As crianças saíram de casa apenas com a roupa do corpo e chinelos. Na procura pelos meninos, Juliana Accioly foi para João Pessoa, na Paraíba, onde o pai das crianças vivia e entregou panfletos com a foto dos meninos.

Diario de Pernambuco