segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Confirmadas as atrações para o Parabéns Pra Gonzagão 2012‏


O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, completaria 100 anos de idade no dia 13 de dezembro de 2012. Para festejar a data, vários shows estão programados num grande evento que acontece neste mesmo dia, a partir das 20h, no Pátio de São Pedro, localizado no bairro de São José, no Recife. Pelo quinto ano consecutivo, o evento “Parabéns Pra Gonzagão” já entrou no calendário das grandes festividades da capital pernambucana. O evento comemora, anualmente, o nascimento de Luiz Gonzaga, eleito personalidade do século XX em Pernambuco, e que tem, por objetivo, despertar na população e meios de comunicação a necessidade de se preservar a memória do maior representante da música nordestina.
No palco, vários artistas consagrados farão shows em homenagem àquele que exaltou, durante toda sua vida, a cultura nordestina. As atrações são: Almir Rouche, Cezzinha, Daniel Bueno, além das participações especiais de Beto Ortiz, Terezinha do Acordeon e Dudu do Acordeon“Durante o evento vamos abrir mais uma vez ao público, o Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro para visitação” diz o cantor Daniel Bueno, um dos coordenadores do evento. "Parabéns pra Gonzagão", que segundo ele, tem como objetivo preservar a memória daquele que foi eleito a Personalidade doSéculo 20 em Pernambuco.
O repertório dos artistas que farão show na noite no Pátio de São Pedro será focado nas músicas que marcaram a carreira de Luiz Gonzaga. A expectativa é de um grande tributo à obra Gonzaguiana. “A obra de Gonzaga, com 625 músicas, é uma verdadeira enciclopédia do Nordeste. Parte do repertório de todos os artistas que participarão dos shows vai prestigiar a obra do Rei do Baião” afirma o cantor Daniel Bueno, que também é um estudioso da vida de Luiz Gonzaga.
O evento “Parabéns Pra Gonzagão” tem o apoio do Banco do Nordeste (BNB), Chesf, Celpe, Prefeitura do Recife e Governo do Estado. Terá, como tradição, a presença do boneco Gonzagão, com 5 metros de altura, confeccionado por Silvio Botelho.

MEMORIAL LUIZ GONZAGA - É na casa de número 35 do Pátio que funciona o memorial Luiz Gonzaga, com um dos acervos de Gonzaga, entre os muitos espalhados por esse Brasil afora. O acervo atual do Memorial Luiz Gonzaga foi montado com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, formada por discos raros de 78 rotações, vinis, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3.  Além da exposição permanente, o espaço funciona como centro de pesquisa e documentação, além de oferecer cursos. Então, antes dos shows, vale a pena dar uma passada e conhecer um pouco mais parte da obra extraordinária de Gonzagão.
O Rei do Baião - Luiz Gonzaga traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 músicas gravadas nos quase 50 anos de carreira. Representante maior da música popular nordestina, Luiz Gonzaga interferiu, definitivamente, na trajetória da música brasileira ao introduzir os ritmos do sertão do Nordeste – toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas, emboladas - no panomara musical do país. Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a formar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeom das valsas e tangos uma nova musicalidade. Então, como sanfona, o instrumento adquiriu nova personalidade. Na sua busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou, nos arquivos da memória, os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo. Na vestimenta dos cangaceiros e vaqueiros, Gonzaga encontrou sua personalidade estética. Foi o primeiro sanfoneiro cantor. Até então, o forró era, costumeiramente,instrumental. Sua influência não pode ser mensurada. É a tradução musical da própria alma nordestina para sempre inscrita no cenário cultural do País.

Serviço:
Parabéns Pra Gonzagão 2012 - Aniversário de 100 anos de Luiz Gonzaga
Data: 13/12/2011 (Quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Pátio de são Pedro (Bairro de São José - Recife-PE)

Entrada Franca